Veja 5 curiosidades sobre as gravações do filme 'Ainda Estou Aqui', indicado ao Critics Choice Awards 2025
Filme concorre ao Oscar 2025 em três categorias

O filme "Ainda Estou Aqui", que concorre ao Oscar em três categorias, tem sido amplamente aclamado pela crítica brasileira e internacional. A produção é dirigida pelo já consagrado diretor Walter Salles, que também levou o País ao Oscar com o filme "Central do Brasil" (1998).
Com nomes como Selton Mello, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, ambas indicadas ao Oscar de Melhor Atriz — em anos diferentes, filme aborda a história da família Paiva a partir da luta de Eunice Paiva pela memória.
Dentre algumas premiações ao qual foi indicado, estão: Critics Choice Awards, GOYA, ICS Award, BAFTA, Globo de Ouro e o próprio Oscar.
Veja também
Confira 5 curiosidades sobre o filme
1. Sem celular no set de filmagem
A atriz Valentina Herszage, que participou do filme como Vera Paiva, disse que o diretor não permitia o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos modernos no set de filmagem.
A escolha era motivada pelo desejo de manter os atores e a equipe imersos no período da história. É importante lembrar que como "Ainda Estou Aqui" se passa principalmente na década de 1970, e que não havia celulares naquela época!
2. Gravado em câmeras analógicas
O diretor é um amante de câmeras analógicas, e decidiu gravar todo em película também para manter a estética da época. Por isso, o filme precisou ser finalizado na França, já que no Brasil não existe suporte para esse tipo de material.
3. Dieta de Fernanda Torres
No processo de dar vida à Eunice Paiva, Fernanda Torres realizou algumas mudanças físicas. Considerando que a esposa de Rubens Paiva tinha "obsessão por magreza", conforme o gshow, Fernanda perdeu cerca de 10 quilos.
Por isso, ela ficou seguindo uma dieta durante as filmagens para manter o peso.
4. Maquiagem para bronzeado
Além da dieta, Fernanda Torres também precisou bronzear o copo com maquiagem para ficar mais parecida com Eunice. Já que, por viver em frente à praia e ter hábito de nadar no mar, ela tinha um tom mais bronzeado.
5. Walter Salles conheceu a família Paiva
O filme é uma adaptação do livro "Ainda Estou Aqui", de Marcelo Rubens Paiva. Mas uma curiosidade dessa história é que Walter Salles, diretor do filme, chegou a conhecer a família Paiva durante a infância e se lembra da casa em que viveu Eunice e Rubens.
Assim, para além dos detalhes presentes no livro, Walter recorreu a muitas lembranças e sensações da infância sobre a energia e alegria na casa da família Paiva antes de Rubens ser levado por agentes da ditadura.