Mostra gratuita reúne obras do cearense Stênio Burgos no Espaço Cultural Arandu, em Caucaia

Em "Ser Tão Mar”, o artista plástico retrata experiências vividas mundo afora, além de elementos regionais cearenses

Escrito por
(Atualizado às 16:18, em 18 de Setembro de 2024)
stênio burgos
Legenda: Cearense assina a obra "Ser Tão Mar"
Foto: LC Moreira

Com pinturas que evidenciam o sertão nordestino, as paisagens sertanejas, a flora local e os elementos regionais, o Instituto Myra Eliane realizou a exposição com obras do artista plástico Stênio Burgos, “Ser Tão Mar”, no Espaço Cultural Arandu, em Caucaia. A mostra gratuita é aberta ao público a partir desta quarta-feira (18). 

O evento de abertura começou às 10h, sendo somente para convidados, e contou com a presença do próprio artista. Em sequência, a exposição se estende ao público em geral, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A atração fica em cartaz até 18 de outubro. 

Veja também

Ao todo, “Ser Tão Mar” reúne 25 obras de diversos momentos da carreira de Stênio Burgos, e é de curadoria de Leonardo Leal. Além das paisagens do sertão nordestino e sertanejas, as pinturas incluem ainda referências aos bordados de Nice Firmeza, e correspondem ao início da trajetória do artista, nascido em Crateús, no Interior do Ceará.

Obra exposta em mostra Stênio Burgos, no Instituto Myra Eliane. Flora e paisagens do sertão nordestino: mostra gratuita reúne obras do cearense Stênio Burgos
Legenda: Público pode visitar o evento gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
Foto: Brenda Alcântara

Obra exposta em mostra Stênio Burgos, no Instituto Myra Eliane. Flora e paisagens do sertão nordestino: mostra gratuita reúne obras do cearense Stênio Burgos
Legenda: Paisagens de praias cearenses compõem acervo da mostra
Foto: Brenda Alcântara

exposição com stênio burgos
Legenda: "Ser Tão Mar” reúne 25 obras de diversos momentos da carreira de Stênio Burgos
Foto: LC Moreira

Entre as experiências vividas mundo afora e levadas às telas pelo artista está a floração que o encantou na Holanda. De volta ao território cearense, às praias de Amontada, foram as belezas do mar a inspiração para novas criações.

exposição stênio burgos
Legenda: Igor Queiroz Barroso, Aline Barroso, Stênio Burgos e o curador Leonardo Leal
Foto: LC Moreira

Essa mostra celebra o talento dos nossos artistas, da nossa cultura e também reforça nosso compromisso em oferecer ao público acesso gratuito à arte e à cultura, pilares fundamentais na transformação social que buscamos."
Igor Queiroz Barroso
Presidente do Instituto Myra Eliane

Nascido em 1954, em Crateús, Stênio Burgos graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1978. Fez alguns cursos de arte na Espanha e em outros países. Em 2001, começou a mostrar trabalhos publicamente em exposições no Brasil e no exterior. 

Obra exposta em mostra Stênio Burgos, no Instituto Myra Eliane. Flora e paisagens do sertão nordestino: mostra gratuita reúne obras do cearense Stênio Burgos
Legenda: Pinturas possuem texturas, cores e referências aos bordados de Nice Firmeza
Foto: Brenda Alcântara

Arte autobiográfica 

O artista homenageado, Stenio Burgos, define que a mostra é um retrato fiel de sua vida.

"São quadros de 2003 e 2023, mas tem todas as minhas referências de antes e depois. Minha pintura é muito autobiográfica, e tem muita coisa para a gente ver. Estou muito agradecido ao Myra Eliane e à curadoria do Leonardo Leal", declara.

Para Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane, a exposição de Burgos mostra momentos marcantes da história, como quando o artista viu a chegada dos Cataventos no Ceará, a história das dunas e tudo que ele também aprendeu quando passou uma temporada na Holanda. 

"A exposição do Stênio traz ele como um artista sensível, que mostra com a sua sensibilidade e com as cores a testemunha que ele é da sua própria vida, nessas obras que vão do sertão ao mar. [...] Isso tudo nos faz refletir sobre a nossa própria vida, sobre a nossa sina de querer crescer, de querer viver, sabe, e eu acho que o Stenio nos convida para isso", comenta. 

A curadoria feita por Leonardo Leal é um "convite para uma viagem", como ele define. Quem for conferir a mostra será estimulado a olhar as belezas do mundo.

"Você vai se sentir no mar, você vai se sentir no sertão, você vai passar pela Holanda, pelo Rio de Janeiro, pela Espanha, por todos os lugares onde o Stenio viveu. Como a gente fala, são trabalhos que não se propõem a ser biográficos, mas que no final acabam contando para a gente muito do que viveu, do que experienciou, do que percebeu do mundo o Stenio Burgos", conta. 

A coordenadora do Espaço Arandu, Carolina Nascimento, reforça a importância do equipamento para estimular a cultura na região. Ela destaca que o local fica "em uma das regiões com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo". 

"A gente fica muito feliz, porque todas as pessoas que vêm aqui, elas ficam encantadas, não apenas pela acessibilidade que elas têm, às vezes, o primeiro contato que elas têm é através do nosso equipamento, através das nossas exposições. E, às vezes, elas não têm ideia do que elas encontram, então é muito gratificante ver as crianças que chegam aqui pela primeira vez, o brilho no olhar, o encanto que elas têm de ver cada exposição nova que a gente traz", comenta. 

Serviço

Exposição Ser Tão Mar

Abertura para convidados: 18 de setembro (quarta-feira), às 10h.

Período da exposição aberta ao público: 18 de setembro a 18 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Local: Espaço Cultural Arandu, à Av. Central, s/n, Bairro Araturi. Caucaia (CE).

Agendamento de grupos: arandu@myraeliane.org 

Contato: (85) 3493-5696 (ramal 3)

Gratuito

Assuntos Relacionados