Filme cearense 'Motel Destino' está entre pré-selecionados para representar Brasil no Oscar de 2025

Longa de Karim Aïnouz e outros cinco filmes disputam vaga de representante do País na categoria Melhor Filme Internacional

Escrito por
João Gabriel Tréz joao.gabriel@svm.com.br
(Atualizado às 16:47)
Fábio Assunção e Iago Xavier em cena do longa 'Motel Destino', de Karim Aïnouz
Legenda: Fábio Assunção e Iago Xavier em cena do longa 'Motel Destino', de Karim Aïnouz
Foto: Divulgação

O longa cearense "Motel Destino", de Karim Aïnouz, foi anunciado como uma das produções pré-selecionadas para concorrer à indicação ao Oscar 2025 representando o Brasil. A lista conta, ainda, com o premiado drama "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles.

A produção de Karim — gravada em Beberibe, selecionada para o Festival de Cannes de 2024 e em cartaz nos cinemas — segue no páreo para ser escolhida como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional.

"Motel Destino" é um thriller erótico protagonizado pelos cearenses Iago Xavier e Nataly Rocha e o paulistano Fábio Assunção. Na trama, um casal dono de um motel de beira de estrada se envolve com um jovem em fuga.

Veja também

Na primeira fase, 12 filmes haviam sido inscritos e habilitados para o processo, incluindo o também cearense "Vermelho Monet", de Halder Gomes. Na tarde desta segunda (16), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável pelo processo de escolha do representante brasileiro, divulgou a lista das produções que passaram à fase seguinte.

Além de "Motel Destino", seguem no processo o já citado "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles; "Cidade; Campo", de Juliana Rojas; "Levante", de Lillah Halla; "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges; e "Sem Coração", de Nara Normande e Tião.

O processo será finalizado na próxima segunda-feira (23), quando o representante oficial do País na disputa do Oscar 2025 será escolhido entre as seis produções pré-selecionadas. 

Entenda o processo de escolha do representante brasileiro no Oscar

A escolha do filme que representará o País e todo o processo são comandados pela Academia Brasileira de Cinema, a partir de uma Comissão de Seleção. 

Na categoria Melhor Filme Internacional, cada País escolhe um longa-metragem para representá-lo na disputa. Logo, após a escolha do representante brasileiro, ele irá disputar com os filmes de outros países uma das cinco vagas finais na premiação. A próxima edição do Oscar está prevista para ocorrer no dia 2 de março de 2025.

A última vez que o Brasil avançou na categoria até ser indicado foi em 1999, com "Central do Brasil" (1998), de Walter Salles.

Assuntos Relacionados