Metallo Trio estreia o show “Essencial” no encerramento do Festival Jazz & Blues nesta segunda (15)

Última noite de shows traz ainda apresentações do Trio Guará, seguidos da bossa nova de Wanda Sá e Nelson Faria

Escrito por Redação ,
foto metallo trio
Legenda: O grupo preparou a estreia de seu novo espetáculo "Essencial"
Foto: Divulgação

A segunda etapa da 22ª edição do Festival Jazz & Blues chegará ao fim nesta segunda-feira (15), com shows virtuais e gratuitos do Trio Guará + Rafael Teixeira, Wanda Sá e Nelson Farias, e Metallo Trio. Como nos outros dias de programação, as apresentações estarão disponíveis a partir de 20h, no canal do Youtube do evento. 

Veja também

A primeira atração do dia, Trio Guará — formado por Denny Almeida (violão), William Madeiro (rabeca, violão de aço, contrabaixo) e Juan Madeiro (acordeom), se junta ao baterista Rafael Teixeira para o show intitulado "Só Baião", um passeio pela improvisação em uma viagem musical que vai de Luiz Gonzaga a Ravel, relembrando vivências da temporada do trio na França e fazendo alusão a obras de vários compositores.

Foto Trio guará
Legenda: A proposta do Trio Guará é oferecer em seu show uma mistura de bossa nova, samba, choro, além de influências referentes ao flamenco
Foto: Divulgação

A proposta do grupo é oferecer em seu show uma mistura de bossa nova, samba, choro, além de influências referentes ao flamenco.

Em seguida é a vez da cantora e violonista Wanda Sá, cuja participação conta com a presença do guitarrista e parceiro de violão Nelson Faria. O show “Bossa Sempre Nova” presenteia o público do festival com grandes canções do gênero, como "Fotografia" e "Vivo Sonhando", de Tom Jobim. A apresentação, que será transmitida no evento, foi gravada no estúdio do violonista, no Rio de Janeiro.

Veja também

Para encerrar a etapa de shows online do Festival Jazz & Blues, o Metallo Trio preparou a estreia de seu novo espetáculo: Essencial. Ricardo Abreu (trompete), Thiago Rocha (saxofone) e Rômulo Santiago (trombone) enfatizam os metais e contam também com mestre Tito Freitas ao piano, Pedro Façanha no contrabaixo acústico e André Benedecti na bateria.

Mesas redondas

A primeira edição virtual do Festival Jazz & Blues oportunizou também a transmissão de mesas redondas ao vivo, dos dias 8 a 11 de fevereiro. No entanto, é possível ainda conferir todos os debates no canal do Youtube do evento.

Foram abordados os temas “Circuito da Música: Equipamentos, espaços, festivais, editais. Como circular”, com o jornalista e produtor musical Dalwton Moura, o gestor cultural João Wilson, o produtor cultural Lenildo Gomes e Maria Amélia Mamede, diretora do festival, como mediadora; “Direitos autorais e direitos do músico: cachês, couvert, sindicato, OMB”, com o músico e diretor presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará Amaudson Ximenes, o compositor Felipe Radicetti e a advogada Cecília Rabelo (mediadora).

O debate sobre “Aceleração artística e gerenciamento de carreiras: Plataformas, comunicação, anúncio e impulsionamentos, meios de resistência e divulgação da música”, com o músico Tiago Araripe, a cantora, jornalista e produtora Marianna Leporace, e o músico e professor Heriberto Porto, encerrou a primeira etapa do festival.

Os shows exibidos nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro também ficarão salvos na plataforma para visualizações posteriores. 

Terceira etapa 

Apesar da conclusão das transmissões virtuais dos shows nesta segunda-feira (15), este não é o fim do Festival Jazz & Blues. A terceira fase está programada para acontecer no segundo semestre de 2021 na modalidade presencial, a depender do cenário de pandemia no Estado. Nesta etapa, será realizada uma homenagem ao compositor cearense Alberto Nepomuceno, que no ano passado completou 100 anos de morte.

Assuntos Relacionados