Governador do Ceará, políticos e famosos manifestam pesar pela morte de Ziraldo

"O Menino Maluquinho" e a "Turma do Pererê" estavam entre as obras mais famosas do desenhista

Escrito por Redação ,
Ziraldo
Legenda: Ziraldo morreu neste sábado (6)
Foto: Shutterstock

Após a morte do desenhista e jornalista Ziraldo, autoridades, políticos, escritores, famosos e fãs manifestaram pesar nas redes sociais, neste sábado (6). O artista de 91 anos faleceu dormindo, em casa, no Rio de Janeiro. 

Elmano de Freitas, governador do Ceará, lamentou a partida do escritor. "Recebi com muita tristeza a notícia da morte do desenhista e escritor Ziraldo, aos 91 anos. O artista foi o criador de personagens icônicos, como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê". Que Deus conforte o coração de todos os familiares, amigos e fãs do mestre Ziraldo", escreveu no X, antigo Twitter.

Ministro da Educação e senador licenciado pelo Ceará, Camilo Santana comentou sobre o legado artista. "Ele foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, nos anos 60, e deixa um imenso legado à cultura brasileira, com o seu Menino Maluquinho e tantas outras criações. Sentimentos a familiares e amigos", escreveu.

Lula, presidente do Brasil, citou Ziraldo como um dos "maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país". 

"São inúmeras e diversas as contribuições de Ziraldo, seja com a turma do Pererê, em seu trabalho à frente do Pasquim, nos anos da ditadura, em livros inesquecíveis, como Flicts, e num extenso trabalho em revistas e jornais brasileiros. Na defesa da imaginação, de um Brasil mais justo, com democracia e liberdade de expressão. Nesse momento de imensa tristeza, me solidarizo com os familiares, amigos, parentes e fãs de Ziraldo", escreveu.

'Das letras, dos traços e da vida'

Responsável pelo universo da "Turma da Mônica", Maurício de Sousa, que era amigo de Ziraldo manifestou pesar. "Que tristeza! Não tenho palavras. Perdi mais que um grande amigo. Perdi um irmão. Das letras, dos traços e da vida! Mas ele estará sempre em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo", escreveu no X.

Walcyr Carrasco, escritor de novelas, publicou uma foto de Ziraldo no Instagram. "Suas histórias marcaram a infância de muitos e continuam a encantar gerações. Obrigado pela sensibilidade, Ziraldo! Descanse em paz", escreveu na legenda. 

'Não sei dizer adeus'

Os atores, Matheus Nachtergaele, Emanuelle Araújo e Evandro Mesquita também manifestaram pesar sobre a morte de Ziraldo. 

"Descanse em paz, mestre", escreveu Mesquita. "Não sei dizer adeus a ele. Não sei dizer adeus a ele. Meus sentimentos à família e ao Brasil", comentou Nachtergaele.

"Merece toda a paz espiritual depois de engrandecer tanto nosso Mundo. Todo meu carinho e sentimentos de luz à toda Família Alves Pinto que tanto amo", disse Araújo.

Zeca Camargo, jornalista e apresentador, também homenageou o desenhista nas redes sociais. "Choram todos os meninos maluquinhos - de todas as idades. Ziraldo, gênio Flicts, se despede. Viva Ziraldo", escreveu.

'Um dia triste'

Responsável por ser a primeira leitura de muitas crianças brasileiras, Ziraldo foi lembrado por fãs nas redes sociais que também lamentaram sua morte.

"Um dia triste. Se sou um ilustrador hoje, é por causa de Ziraldo. Minha primeira experiência com ilustração foi aos 6 anos, em um trabalho de escola em que a gente tinha que fazer nossas versões do livro FLICTS. Amei a experiência e amo fazer isso até hj. Descanse em paz, mestre", escreveu um internauta no X. 

Outro usuário do X relembrou as obras "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê" e o impacto em sua infância. "Imagina não ter visto o reflexo da própria infância no universo do Ziraldo? Esse gênio que capturou a forma do nosso folclore e toda a beleza da infância curiosa que brinca descalça na rua. Obrigado por tudo Ziraldo", comentou.