Com elenco 100% cearense, série de TV 'Se Avexe Não' terá pré-estreia no Cineteatro São Luiz

Três primeiros episódios serão exibidos nesta terça-feira (27), às 19h, com acesso gratuito.

Escrito por Ana Beatriz Caldas , beatriz.caldas@svm.com.br
Na série, elenco cearense dá vida à Família Nobre
Legenda: Na série, elenco cearense dá vida à Família Nobre
Foto: Jorge Silvestre/Divulgação

Imagine que você vive em uma casa sozinha, com independência e sossego, e de repente se vê dividindo o dia a dia com toda a família, em meio a um período em que todos passam por perrengues financeiros. É essa situação inusitada que Selma, personagem vivida pela atriz Juliana Maia, precisa enfrentar em “Se Avexe Não”, série que terá sua pré-estreia nesta terça-feira (27), no Cineteatro São Luiz.

O projeto tem direção, produção e elenco 100% cearenses e foi realizado pela produtora Orla Filmes, por meio de um edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav). O elenco conta com Juliana Maia, Fabíola Líper, Rafael Martins, Bruna Pessoa, Lucas Cavalcante, Ana Luiza Rios, Mateus Franklin e Bilica Leo.

Na trama, família é obrigada a conviver em plena crise financeira
Legenda: Na trama, família é obrigada a conviver em plena crise financeira
Foto: Jorge Silvestre/Divulgação

A estreia oficial da série ocorre em 6 de março, na TV Brasil, às 21h. Com criação e roteiro de Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo, o seriado promete divertir públicos de todas as idades e trazer frescor à produção humorística do Estado. 

“Queremos trazer novos elementos, como a ideia de que família é família independente do formato. Na série, temos um pai solo que cria os filhos adolescentes, a Selma, que é uma mulher lésbica, a Divina, mãe dela, que também é uma mulher super livre”, comenta o roteirista Victor Costa Lopes.

Veja também

A ideia para o projeto surgiu após o trio de criadores produzir o telefilme de comédia Guerra da Tapioca, em 2017, em parceria com a TV Verdes Mares.  “A gente se divertiu muito no processo e no lançamento, vendo a reação das pessoas se divertindo, se vendo ali. Então, começamos a pensar em outro projeto de comédia”, explica.

O percurso não foi simples: durante o governo Bolsonaro, a chamada para TVs Públicas do Prodav foi suspensa, em meio cortes no setor cultural, o que impediu que a Orla Filmes tivesse acesso aos recursos para a continuidade do projeto. 

O dinheiro só veio em 2021, permitindo que as gravações ocorressem em meados de 2022. No ano passado, o material foi montado e editado, e então o sonho de chegar às telas de todo o País começou finalmente a virar realidade.

Agora, a equipe se prepara para levar parte das filmagens para um dos maiores equipamentos culturais do Estado, uma forma de aproximar a produção do público cearense e proporcionar uma experiência coletiva de riso e representatividade.

“Não teria um lugar melhor que o São Luiz para dar visibilidade para essa produção. Como a gente vem do cinema, assistir essa série junto a outras pessoas, todo mundo rindo junto, vai ser muito interessante”, destaca Victor.

Apesar de reconhecer que a série é fruto da força do humor cearense, o cineasta afirma que o roteiro foi feito com o intuito de fugir de alguns estereótipos utilizados em produções humorísticas do Estado, até para “estar em diálogo com o Brasil inteiro”.

“Tentamos evitar uma ideia estereotipada e caricatural, porque muitas vezes [nessas produções] parece que todos os cearenses são e falam da mesma forma", afirma Victor. "Tentamos fazer diferente, mas com nosso corpo, cores e vozes, com um elenco todo cearense para apostar nos talentos locais que muitas vezes não têm oportunidade de disputar espaço com quem já tem visibilidade”.

Artistas veteranos e novos nomes

Parte do elenco em cena: Bruna Pessoa, Fabíola Liper, Lucas Cavalcante e Rafael Martins
Legenda: Parte do elenco em cena: Bruna Pessoa, Fabíola Liper, Lucas Cavalcante e Rafael Martins
Foto: Jorge Silvestre/Divulgação

Uma das personagens de destaque no filme é interpretada pela atriz Fabíola Liper, atriz e cantora que já participou de filmes como "Bate Coração" e "Bacurau". Divina é uma mulher divertida, destemida e livre de quase 60 anos – que também é mãe de Selma, protagonista da série, com quem precisa morar após levar um golpe e se ver sem alternativas. 

Segundo Fabíola, Divina será ponte para o espectador refletir sobre temas como etarismo e machismo, mas sem perder a risada. “Ela é uma mulher que criou os filhos com muita luta, mas sem perder a força. Que não se curva, não aceita os padrões e é também muito divertida, estabanada”, brinca.

Para Liper, a originalidade da série fará com que espectadores de todo o Ceará e de outros estados se identifiquem com a família Nobre. “Nós somos  um povo gaiato, muito bem-humorado. Mas a série traz isso com um tom original, sem exageros, porque muitas vezes, no humor do Nordeste, há caricaturas que fazem com que a gente nem se reconheça muito”, explica.

A atriz conta que toda a equipe está “num frisson” para ver a reação do público e que torce para que a série não pare na primeira temporada. “Houve uma sintonia muito forte entre os atores e tivemos uma direção e escrita primorosas”, completa. 

No elenco há também primeiras vezes. A série é a primeira da atriz Bruna Pessoa, que vive Silvânia, sobrinha de Selma, que chega à casa da tia com o pai e o irmão gêmeo. “Ela é essa personagem que banca a inteligente, estuda filosofia e acha que sabe muito – o que é uma camada que esconde algumas vulnerabilidades”, explica. 

Junto ao irmão Enzo, vivido pelo ator Lucas Cavalcante, Silvânia retrata as dores e delícias do início da vida adulta, com todas as suas contradições. “Eles são obrigados a viver com toda a família e reviver coisas do passado pensando juntos num futuro”, detalha Bruna, que afirma ter altas expectativas para a pré-estreia.

“A gente acredita muito que essa história é a história de um povo, que muita gente pode se identificar. Então, eu mal vejo a hora de ver isso na tela e ver a reação do público, que é o nosso termômetro – afinal, a gente tá contando uma história para eles, para o público”.

Serviço

“Se Avexe Não”

Pré-estreia: 27 de fevereiro, às 19h, no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro) | Acesso gratuito (mediante retirada de ingressos na bilheteria 1h antes do início da peça)
Estreia: 6 de março, às 21h, na TV Brasil
Mais informações: @seavexenaoserie

Assuntos Relacionados