Bienal do Livro do Ceará 2025 destaca a produção de mulheres; confira atrações nacionais e internacionais

Evento acontecerá de 4 a 13 de abril no Centro de Eventos do Ceará e tem Socorro Acioli, Aline Bei, Auritha Tabajara, Ana Miranda, Jarid Arraes e mais como atrações confirmadas

Escrito por
Lorena Cardoso e Diego Barbosa verso@svm.com.br
(Atualizado às 12:08)
Legenda: Da esquerda para a direita, Geni Nuñez, Socorro Acioli, Aline Bei, Aurtiha Tabajara e Jarid Arraes: mulheres no centro da XV Bienal do Livro do Ceará
Foto: Divulgação

Aguardado evento do calendário cultural do Estado, a Bienal Internacional do Livro do Ceará já tem data para acontecer: de 4 a 13 de abril deste ano no Centro de Eventos. A informação, junto a outros detalhes do projeto, foi divulgada durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6) na Biblioteca Pública do Ceará (Bece).

Veja também

Socorro Acioli, Aline Bei, Jarid Arraes, Ana Miranda, Auritha Tabajara, Geni Nuñez, Elisa Lucinda, Micheline Veruschk, entre outras, são algumas atrações confirmadas. A multiplicidade de mulheres se dá em conformidade com o tema do evento neste ano: “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”.

A curadoria também é inteiramente feminina, formada pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório – orientadora da Célula de Livro, Leitura e Literatura e coordenadora de Formação, Livro e Leitura da Secretaria da Cultura. Em entrevista, a gestora explica o porquê da temática.

Legenda: Neste ano, 18 espaços ocuparão o Centro de Eventos do Ceará com temáticas e atividades relacionadas ao livro e à literatura
Foto: Kid Júnior

“Em 2023, quando começamos a pensar o tema da Bienal, a secretária da Cultura, Luísa Cela, me perguntou se eu já tinha pensado algo, e eu disse que sim. Na 15ª edição, a gente tem que trabalhar toda a luta das mulheres, o processo de pensar, de existir, a dificuldade de acesso à educação, ao produzir, ao publicar”, enumera.

“Tudo isso, quando convidamos a curadoria, foi levado em consideração por eles, que pensaram em como a gente pode traduzir toda essa luta e também das mulheres consideradas bruxas, queimadas pelos conhecimentos ancestrais. São inúmeras dificuldades relacionadas ao direito de existir por ser mulher. É uma relação, portanto, entre elas e os Direitos Humanos, de pensar, de existir, de falar”, completa.

Legenda: Da esquerda para a direita, as curadoras nina rizzi, Amora Moira e Sarah Diva ao lado da coordenadora da Bienal, Maura Isidro, durante lançamento da 15ª edição do evento
Foto: Jeny Sousa

Com programação inteiramente gratuita, o evento também trará nomes como Jeferson Tenório, Stênio Gardel, Andrea del Fuego, Lira Neto, Mohamed Sarr e outros. Entre as atrações internacionais, estão o português Afonso Cruz e a cubana Teresa Cárdenas, além de Bruna Dantas Lobato, brasileira radicada nos Estados Unidos.

Espaços na Bienal

Em conformidade com as edições anteriores, nesta também haverá multiplicidade de espaços. Serão 18 no total. Literatura e Infâncias, Literatura e  Juventudes, Oralidades, Ancestralidade, Mestres e Mestras da Cultura, Praça do Cordel, Ilustração, Literatura e Moda, entre outros, devem levar diferentes públicos ao Centro de Eventos.

Legenda: Feira de livros é um dos destaques da programação do evento
Foto: Yuri Juatama/Divulgação

No espaço Literatura e Cultura Alimentar, por exemplo, será abordada a riqueza dos alimentos e as narrativas deles como cultura. Já em O Livro e seus mercados, representantes do mercado editorial, livreiros e autores debaterão sobre a atual situação do livro no país. Lançamentos, visitação escolar e Bienal Adentro completam o panorama de atividades.

100
mil títulos é o número estimado de livros na XV Bienal do Livro do Ceará

A sempre querida Feira de Livros, claro, também não poderia faltar. Todos os 188 estandes destinados à exposição, venda de obras e representações internacionais e institucionais já foram devidamente alocados. Participarão diretamente 34 editoras, com mais de 400 editoras representadas pelas 25 livrarias e 32 distribuidores de livros. 

Quanto à totalidade de títulos, serão expostos mais de 100 mil títulos, ultrapassando 200 toneladas de livros à disposição do público visitante. Em números, a última edição da Bienal, em novembro de 2022, atraiu mais de 400 mil visitantes em 10 dias, com programação que incluiu mais de 700 atividades culturais e alcançou um volume de vendas de R$ 11,4 milhões.

Bienal antes da Bienal

Outra ação do evento que seguirá neste ano é a Pré-Bienal do Livro do Ceará, com série de ações culturais e educativas nas escolas, fortalecendo o vínculo entre professores, funcionários e alunos e preparando o terreno para os dias oficiais do evento.

Legenda: Bibliotecas comunitárias são alguns dos espaços contemplados na ação Pré-Bienal do Livro
Foto: Divulgação

A primeira atividade acontecerá em 14 de fevereiro, durante o evento Social Massa – uma articulação com a Associação União de Jovens do Vicente Pinzón – e a segunda no dia seguinte, 15 de fevereiro, com uma edição da Quadra Literária da Bece.

Bibliotecas Comunitárias e Cozinhas Solidárias, com ação integrada ao Ceará Sem Fome, igualmente serão contempladas. Contação de histórias, saraus, rodas de conversa e oficinas de desenho, zine e escrita criativa fazem parte da programação.

 

> Confira todos os escritores e escritoras já confirmados

Ademario Ribeiro
Afonso Cruz (internacional)
Airton Souza
Aline Bei
Ana Miranda
Andrea del Fuego 
Argentina Castro
Auritha Tabajara
Bruna Dantas Lobato (brasileira radicada nos Estados Unidos)
Bruna Karipuna
Bruna Santiago
Eliana Alves Cruz
Eliane Marques 
Elisa Lucinda
Francy Baniwa 
Geni Nuñez
Helena Vieira
Jarid Arraes
Jeferson Tenório
Lino Arruda
Lira Neto
Luiza Romão
Micheline Veruschk
Mohamed Sarr
Socorro Acioli 
Sony Ferseck
Stênio Gardel
Teresa Cárdenas (internacional)
Txai Surui
Verónica Valenttino

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados