Agências do INSS poderão optar por experiência-piloto de atendimentos presenciais

Medida foi publicada no Diário Oficial da União

Escrito por Redação ,
Reabertura das agências do INSS
Legenda: O Programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP) terá 60 dias de duração
Foto: Fabiane de Paula

Agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão optar por participar de uma experiência-piloto com o objetivo de retomar os atendimentos presenciais. A medida foi publicada nesta segunda-feira (21), no Diário Oficial da União. A iniciativa tem início a partir do dia 1º de julho e terá 60 dias de duração.

Atualmente, o INSS realiza atendimentos presenciais apenas por agendamento, e também trabalha de forma remota. A ideia do Programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP) é continuar com esse modelo e acolher servidores voluntários para a experiência-piloto.

Os servidores que desejarem participar deverão assinar um Termo de Ciência e Responsabilidade. 

A portaria também estabelece regras para os participantes, que deverão cumprir metas de atendimentos, permanecer no local de trabalho durante toda a jornada semanal e comunicar imediatamente a necessidade de afastamento por questões de saúde.

Além disso, o documento prevê que, durante a experiência, o horário de atendimento regular das agências deverá ser mantido, sendo necessário organizar a quantidade de servidores por turno. 

Segundo a assessoria do INSS, o órgão indicará quais agências poderão integrar o projeto. Em reunião na tarde desta segunda-feira (21), poucas agências haviam aderido.

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Ao fim da experiência, o Comitê Gestor do PGAP, deverá elaborar um relatório de avaliação com o grau de comprometimento dos servidores participantes, a efetividade dos resultados e dos benefícios e prejuízos para o INSS.

Desbloqueio da prova de vida presencial

A obrigatoriedade da prova de vida para segurados do INSS, suspensa por conta da pandemia, voltou a valer em junho. Desde então, o aposentado que não realizar o procedimento no prazo terá o benefício suspenso

No entanto, a suspensão não é definitiva. Ao perceber o bloqueio, o segurado poderá comparecer ao banco para a realização da fé de vida e regularizar a situação. 

Somente no Ceará, 660 mil aposentados e pensionistas estão com essa pendência há mais de um ano. 

O cancelamento do benefício por falta da renovação da senha ocorrerá somente seis meses após o fim do prazo. Mas, ainda assim, será possível pedir a reativação dos pagamentos.  

Veja como reativar o benefício pelos bancos 

Banco do Brasil

O processo pode ser feito do aplicativo BB. O segurado deve acessar o menu "Serviços", depois "INSS", em seguida "Prova de vida INSS".

Depois, deve tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fotografar o rosto. 

Após a análise do banco, o beneficiário pode acompanhar pelo próprio app se sua prova de vida foi aceita e qual o prazo de validade.

Bradesco

A prova de vida deve ser realizada nas máquinas de autoatendimento Bradesco e Banco 24Horas. 

É necessário possuir a biometria cadastrada. Quem não tem terá de se deslocar para realizar a prova de vida na agência, diretamente no caixa. 

Todas as transações realizadas com o uso da biometria são acatadas como prova de vida caso o benefício esteja no mês de provar vida.

Itaú Unibanco

Beneficiário, tutor ou curador do banco sempre que usarem a biometria para fazer uma movimentação no banco (como um saque no caixa eletrônico Itaú, por exemplo) têm a prova de vida renovada automaticamente por mais um ano.

Presencialmente, deve ser feita nos guichês de caixa das agências bancárias.

Santander

O procedimento poderá ser feitos nos terminais de atendimentos com o uso da biometria.

Beneficiários também podem ir à agência com o gerente ou no guichê de caixa, com ou sem o uso da biometria.

Veja como reativar o benefício pela internet

Quem tiver biometria facial cadastrada nos bancos de dados do governo, como na nova Carteira Nacional de Habilitação digital, poderá realizar o procedimento pelo aplicativo para celular. Veja o passo a passo: 

  • Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login; 
  • Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”; 
  • Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”; 
  • Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”; 
  • O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe; 
  • Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos; 
  • Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída. 

Calendário da prova de vida

Para regularizar a situação, o segurado poderá comparecer ao banco no período estipulado pelo novo cronograma, que terá como critério o mês de aniversário do beneficiário. Veja a sua data: 

  • Aniversário em março e abril/2020 - Nova prova de vida em junho/2021 
  • Maio e junho/2020 - Nova prova de vida em julho/2021 
  • Julho e agosto/2020 - Nova prova de vida em agosto/2021 
  • Setembro e outubro/2020 - Nova prova de vida em setembro/2021 
  • Novembro e dezembro/2020 - Nova prova de vida em outubro/2021 
  • Janeiro e fevereiro/2021 - Nova prova de vida em novembro/2021 
  • Março e abril/2021 - Nova prova de vida: dezembro/2021

Quem precisa fazer a prova de vida

Todos que recebem benefícios por conta-corrente, poupança ou cartão magnético e que não realizam o procedimento há mais de um ano.

Por exemplo: quem fez prova de vida em abril de 2019 e deveria fazer em abril de 2020 e não fez, deverá fazer até junho de 2021, conforme o cronograma acima.

Prova de vida em domicílio

O INSS permite ainda que alguns beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, sendo realizado por meio da visita de um funcionário do órgão à casa do segurado. 

Esse direito é garantido a maiores de 80 anos e a pessoas a partir de 60 anos que possuam dificuldade de locomoção. É preciso comprovar essa condição de saúde por documento médico. 

O atendimento deve ser agendado pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135.

Calendários de pagamentos de maio e junho do INSS

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