Prova de vida de aposentados do INSS volta a ser obrigatória a partir de hoje; veja calendário

Aposentados e pensionistas deverão retomar a prova de vida de forma remota ou nas agências bancárias, conforme cronograma estabelecido

Escrito por Redação ,
Prova de Vida INSS
Legenda: Caso o pagamento só esteja bloqueado ou o benefício esteja suspenso, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a prova de vida
Foto: José Leomar

A obrigatoriedade da prova de vida para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta a valer a partir de hoje (1º). Somente no Ceará, são 660 mil pensionistas com essa pendência há mais de um ano.

O procedimento havia sido suspenso em março do ano passado para evitar aglomerações em agências bancárias. Agora, quem não fizer a prova de vida na data definida terá o pagamento bloqueado até que a situação seja regularizada.

Neste contexto, aposentados e pensionistas deverão retomar a prova de vida de forma remota ou nas agências bancárias, mas é necessário cautela. Só deverão comparecer às instituições financeiras aquelas pessoas que foram convocadas. 

Veja também

Quando fazer a prova de vida 

O novo cronograma terá como critério o mês de aniversário da pessoa segurada. Veja a sua data: 

  • Aniversário em março e abril/2020 - Nova prova de vida em junho/2021 
  • Maio e junho/2020 - Nova prova de vida em julho/2021 
  • Julho e agosto/2020 - Nova prova de vida em agosto/2021 
  • Setembro e outubro/2020 - Nova prova de vida em setembro/2021 
  • Novembro e dezembro/2020 - Nova prova de vida em outubro/2021 
  • Janeiro e fevereiro/2021 - Nova prova de vida em novembro/2021 
  • Março e abril/2021 - Nova prova de vida: dezembro/2021

Quem precisa fazer a prova de vida

Todos que recebem benefícios por conta-corrente, poupança ou cartão magnético e que não realizam o procedimento há mais de um ano.

Por exemplo: quem fez prova de vida em abril de 2019 e deveria fazer em abril de 2020 e não fez, deverá fazer até junho de 2021, conforme o cronograma acima.

Como regularizar após o bloqueio 

Caso o pagamento só esteja bloqueado ou o benefício esteja suspenso, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a prova de vida. Com isso, o benefício pode ser reativado e os pagamentos liberados. Em casos de cessação do benefício, a pessoa deve pedir a reativação do benefício pelo Meu INSS.

Como fazer a prova de vida pelo celular

O procedimento utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para identificar o beneficiário. Veja abaixo o passo a passo:  

  • Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login; 
  • Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”; 
  • Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”; 
  • Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”; 
  • O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe; 
  • Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos; 
  • Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída. 

Veja como fazer as provas de vidas pelos bancos

Banco do Brasil

O processo pode ser feito do aplicativo BB. O segurado deve acessar o menu "Serviços", depois "INSS", em seguida "Prova de vida INSS".

Depois, deve tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fazer uma selfie.  Após a análise do banco, o beneficiário pode acompanhar pelo próprio app se sua prova de vida foi aceita e qual o prazo de validade.

Bradesco

Neste banco, a prova de vida deve ser realizada nas máquinas de autoatendimento Bradesco e Banco 24Horas. 

É necessário possuir a biometria cadastrada. Quem não tem, terá de se deslocar para realizar a prova de vida na agência, diretamente no caixa. 

Todas as transações realizadas com o uso da biometria são acatadas como prova de vida caso o benefício esteja no mês de provar vida.

Itaú Unibanco

Beneficiário, tutor ou curador do banco sempre que usarem a biometria para fazer uma movimentação no banco (como um saque no caixa eletrônico Itaú, por exemplo) têm a prova de vida renovada automaticamente por mais um ano.

Presencialmente, deve ser feita nos guichês de caixa das agências bancárias.

Santander

Procedimento poderá ser feitos nos terminais de atendimentos com o uso da biometria. Beneficiários também podem ir à agência com o gerente ou no guichê de caixa, com ou sem o uso da biometria.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados