De ballet clássico a capoeira, Vidança abre vagas para 17 cursos gratuitos no bairro Vila Velha

Pelo menos 200 beneficiários poderão escolher entre os cursos ofertados ao longo deste ano

Ballet Clássico, Dança Clássica, Danças Dramáticas, Curso Avançado de Dança, Dança Funcional estão entre os cursos ofertados.
Legenda: Ballet Clássico, Dança Clássica, Danças Dramáticas, Curso Avançado de Dança, Dança Funcional estão entre os cursos ofertados.
Foto: Divulgação

A Escola de Artes e Ofícios e Profissionalizante, a Companhia Vidança está ofertando 17 cursos para crianças, jovens e adultos do bairro Vila Velha e do entorno. As inscrições são gratuitas e os cursos e oficinas englobam linguagens artísticas diversas.

Ao todo, durante o ano de 2021, pelo menos 200 beneficiários poderão escolher entre cursos como Ballet Clássico/Dança Clássica, Danças Dramáticas, Curso Avançado de Dança, Dança Funcional, Ballet Adulto, Hip Hop, Capoeira, Karatê, Violão, Flauta, Percussão, Cidadania e Ética, Arte VisoManuais, Mediação de Leitura, Contação de Histórias Corte e Costura.

Atualmente professora da Companhia, Vanda Januário, de 44 anos, ingressou no projeto ainda aos 12, como aluna, e reflete sobre a importância da associação na comunidade. “A gente aprende de tudo um pouco quando criança aqui para que, quando adultos, possamos ensinar também. Foi o que aconteceu comigo. Estou há 22 anos na Companhia e considero que esse é um projeto muito importante na vida de todos aqui no Vila Velha. É um ponto de cultura. É onde a gente ensina além da arte, ensinamos a como ser cidadão, para que futuramente eles [crianças] tenham um caminho a seguir”, coloca Vanda.

A professora menciona que os ensinamentos abrangem também famílias como um todo. “As mães das crianças inscritas no projeto participam de cursos de corte e costura, bordado e dança funcional. Considero o projeto social muito importante para a sociedade em si, principalmente em um momento como este que estamos vivenciando”, diz.

Assista ao vídeo institucional da companhia:

Pandemia

Durante o ano passado, quando a pandemia do novo coronavírus tirou empregos e evidenciou as fragilidades da população mais humilde, milhares de ONGs se desdobraram para atender aos chamados por alimentação em Fortaleza. Nesse contexto, a Vidança atuou em prol da comunidade do Vila Velha com a distribuição de sopas, cestas básicas e outros itens necessários.
 
Segundo a bailarina e presidente da Vidança, Anália Timbó, 2020 foi um ano difícil devido à pandemia, no entanto, “apesar do distanciamento social físico, nunca estivemos tão próximos dos nossos alunos e estendemos o nosso amor para todo o bairro do Vila Velha. Com muito apoio dos parceiros, conseguimos fazer doações de almoços, jantar, itens e higiene, material de  higiene”.
 

“Também nos adaptamos para viver ainda mais online. Reuniões, encontros e as aulas, por mais que essa realidade fosse - e ainda seja - muito difícil para as pessoas do bairro. Houve muitos esforços, mas também muitas vitórias. Continuamos aqui”, ressalta Anália.

 
Agora, com o retorno parcial de cursos presenciais, as aulas são dadas por pouco tempo e em espaços abertos, segundo a professora Vanda. “A gente segue todas as normas e o nosso retorno foi necessário porque as crianças já não aguentavam mais assistir a tudo pela tela do celular”.

A estudante Maria Lídia Alves Simeão, de 14 anos, fazia "tudo" oferecido pelo projeto há cinco anos, porém, com a pandemia, optou por aulas com as quais se identificava mais para ocupar o tempo em casa.  "Fazia balé, capoeira, hip-hop, mas agora estou com aulas de percussão, violão, flauta e karatê", expõe.

"No começo [da pandemia] foi bem difícil. Mas, com as aulas onlines, os professores nos ajudaram muito. Eu espero que nesse ano a pandemia amenize e que seja melhor do que o ano passado, porque o projeto é muito bom pra nós, alunos, e eu gostaria de continuar as aulas até quando eu conseguir", diz Lídia.

Inscrições

Para realizar a matrícula, é preciso ir à Cia. Vidança, localizada na Rua L, 400, no bairro Vila Velha, portando certidão de nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Comprovante de residência, Declaração, Boletim e Histórico Escolar, 1 foto 3x4, Número de Identificação Social e atestado médico. No caso de criança, a documentação precisa ser do responsável.

Mais informações

Vidança oferece vagas gratuitas para 17 cursos
Rua L, 400 – Vila Velha
Fone: 85 3262.7599

 

 

Quero receber conteúdos exclusivos do Dias Melhores