De ballet clássico a capoeira, Vidança abre vagas para 17 cursos gratuitos no bairro Vila Velha

Pelo menos 200 beneficiários poderão escolher entre os cursos ofertados ao longo deste ano

Escrito por Redação ,
Ballet Clássico, Dança Clássica, Danças Dramáticas, Curso Avançado de Dança, Dança Funcional estão entre os cursos ofertados.
Legenda: Ballet Clássico, Dança Clássica, Danças Dramáticas, Curso Avançado de Dança, Dança Funcional estão entre os cursos ofertados.
Foto: Divulgação

A Escola de Artes e Ofícios e Profissionalizante, a Companhia Vidança está ofertando 17 cursos para crianças, jovens e adultos do bairro Vila Velha e do entorno. As inscrições são gratuitas e os cursos e oficinas englobam linguagens artísticas diversas.

Ao todo, durante o ano de 2021, pelo menos 200 beneficiários poderão escolher entre cursos como Ballet Clássico/Dança Clássica, Danças Dramáticas, Curso Avançado de Dança, Dança Funcional, Ballet Adulto, Hip Hop, Capoeira, Karatê, Violão, Flauta, Percussão, Cidadania e Ética, Arte VisoManuais, Mediação de Leitura, Contação de Histórias Corte e Costura.

Atualmente professora da Companhia, Vanda Januário, de 44 anos, ingressou no projeto ainda aos 12, como aluna, e reflete sobre a importância da associação na comunidade. “A gente aprende de tudo um pouco quando criança aqui para que, quando adultos, possamos ensinar também. Foi o que aconteceu comigo. Estou há 22 anos na Companhia e considero que esse é um projeto muito importante na vida de todos aqui no Vila Velha. É um ponto de cultura. É onde a gente ensina além da arte, ensinamos a como ser cidadão, para que futuramente eles [crianças] tenham um caminho a seguir”, coloca Vanda.

A professora menciona que os ensinamentos abrangem também famílias como um todo. “As mães das crianças inscritas no projeto participam de cursos de corte e costura, bordado e dança funcional. Considero o projeto social muito importante para a sociedade em si, principalmente em um momento como este que estamos vivenciando”, diz.

Assista ao vídeo institucional da companhia:

Pandemia

Durante o ano passado, quando a pandemia do novo coronavírus tirou empregos e evidenciou as fragilidades da população mais humilde, milhares de ONGs se desdobraram para atender aos chamados por alimentação em Fortaleza. Nesse contexto, a Vidança atuou em prol da comunidade do Vila Velha com a distribuição de sopas, cestas básicas e outros itens necessários.
 
Segundo a bailarina e presidente da Vidança, Anália Timbó, 2020 foi um ano difícil devido à pandemia, no entanto, “apesar do distanciamento social físico, nunca estivemos tão próximos dos nossos alunos e estendemos o nosso amor para todo o bairro do Vila Velha. Com muito apoio dos parceiros, conseguimos fazer doações de almoços, jantar, itens e higiene, material de  higiene”.
 

“Também nos adaptamos para viver ainda mais online. Reuniões, encontros e as aulas, por mais que essa realidade fosse - e ainda seja - muito difícil para as pessoas do bairro. Houve muitos esforços, mas também muitas vitórias. Continuamos aqui”, ressalta Anália.

 
Agora, com o retorno parcial de cursos presenciais, as aulas são dadas por pouco tempo e em espaços abertos, segundo a professora Vanda. “A gente segue todas as normas e o nosso retorno foi necessário porque as crianças já não aguentavam mais assistir a tudo pela tela do celular”.

A estudante Maria Lídia Alves Simeão, de 14 anos, fazia "tudo" oferecido pelo projeto há cinco anos, porém, com a pandemia, optou por aulas com as quais se identificava mais para ocupar o tempo em casa.  "Fazia balé, capoeira, hip-hop, mas agora estou com aulas de percussão, violão, flauta e karatê", expõe.

"No começo [da pandemia] foi bem difícil. Mas, com as aulas onlines, os professores nos ajudaram muito. Eu espero que nesse ano a pandemia amenize e que seja melhor do que o ano passado, porque o projeto é muito bom pra nós, alunos, e eu gostaria de continuar as aulas até quando eu conseguir", diz Lídia.

Inscrições

Para realizar a matrícula, é preciso ir à Cia. Vidança, localizada na Rua L, 400, no bairro Vila Velha, portando certidão de nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Comprovante de residência, Declaração, Boletim e Histórico Escolar, 1 foto 3x4, Número de Identificação Social e atestado médico. No caso de criança, a documentação precisa ser do responsável.

Mais informações

Vidança oferece vagas gratuitas para 17 cursos
Rua L, 400 – Vila Velha
Fone: 85 3262.7599

 

 

Assuntos Relacionados