Ceará cria primeiro Centro de Referência LGBT, com serviço psicológico, social, jurídico e educativo

O espaço físico está sendo concluído no bairro Papicu e ainda não possui data de inauguração

Escrito por Redação ,
lgbt
Legenda: Equipamento surgiu para fornecer maior amparo à população LGBTQIA+ nos municípios.
Foto: Agência Brasil

No intuito de fomentar políticas públicas contra a homofobia e a transfobia, o Ceará está em fase de implementação do Centro de Referência LGBT Thina Rodrigues, que funcionará no bairro Papicu e será o primeiro local de referência estadual na área. O equipamento, ainda sem uma data de inauguração prevista, irá prestar atendimentos psicológicos, sociais, jurídicos e educacionais à comunidade.

De acordo com a secretária executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, o principal objetivo da unidade é interiorizar este tipo de política. "A gente tinha realmente uma reclamação muito grande da falta de atendimento dessa demanda de violência contra a população LGBT nos outros municípios, fora aqui de Fortaleza e da Região Metropolitana”.

As pessoas LGBT são muito desassistidas. É uma população que ainda não conhece os direitos que tem. Há muito preconceito e violência forte. São discriminadas no trabalho e muitas vezes a violência ocorre até dentro de casa. Inclusive a gente assistiu, através dos nossos canais, a esse aumento nas denúncias de agressão das pessoas LGBT dentro do âmbito familiar”
Lia Gomes
Secretária Executiva

Além disso, Gomes explica que um dos focos do projeto é a educação. “A gente pretende manter uma equipe fixa no equipamento e uma equipe viajando pelos outros 183 municípios para a gente fazer essa interiorização da política, estimulando criação de conselhos pelos municípios, divulgando, fazendo palestras em escolas e em instituições públicas, que muitas vezes cometem o que a gente chama de lgbtfobia institucional”.

Veja também

Já na sede do Centro de Referência LGBT Thina Rodrigues, em Fortaleza, serão fornecidos atendimentos psicológicos, com direcionamento posterior às redes de amparo já existentes, e sociais, esclarecendo questões relacionadas às políticas públicas. Além disso, o aconselhamento jurídico irá compor a conjuntura, informando sobre leis e direitos.

Direitos

Segundo a advogada Rafaela Teixeira, membro da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), uma das maiores dificuldades jurídicas enfrentadas pela população LGBTQIA+ é a falta de conhecimento sobre as leis pelas quais são amparadas, especialmente no que se refere a adoção do nome social.

No âmbito municipal, Teixeira cita a Lei Nº 9.999/2012, “sobre o respeito à garantia a todas as pessoas, independentemente da orientação sexual e identidade de gênero”. Na esfera estadual, tem-se a resolução Nº 437/2012, “que fala sobre a determinação do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares, tanto da educação básica como do ensino superior do sistema estadual de ensino”.

Nacionalmente, há ainda a resolução Nº 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada em 2013, que proíbe os cartórios a se recusarem a realizar casamentos civis ou a converter a união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Além disso, os crimes de homofobia e de transfobia foram equiparados ao crime de racismo, enquadrando-se na lei Nº 7.716/1989, podendo acarretar de um a cinco anos de reclusão, a depender da conduta praticada.

Amparo

Neste sentido, Rafaela esclarece que os centros de referência direcionados a minorias são de suma importância por conta das orientações e do amparo disponibilizado, visto que, em diversas circunstâncias, “essas pessoas não tem um suporte para auxiliá-las”.

Esses centros estão tentando de certa forma reduzir a homofobia, significa que o Estado está sim atuando na promoção da igualdade social, porque essas pessoas não tinham um amparo estatal, né? Ter esse centro de referência dá visibilidade a essa comunidade, dá visibilidade às causas e às especificidades que essa minoria requer”
Rafaela Teixeira
Advogada

Assuntos Relacionados