Subestação de energia no Campus do Pici, da UFC, pega fogo e explode; veja vídeo

Não há previsão para volta da energia no campus universitário

Escrito por
Renato Bezerra renato.bezerra@svm.com.br
(Atualizado às 17:58)
Subestação da Enel
Legenda: Subestação da Enel explode no Campus do Pici, em Fortaleza
Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros do Ceará

Uma subestação de energia dentro do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, pegou fogo e explodiu, na manhã desta quarta-feira (25). O acidente foi registrado em vídeo por testemunhas. 

As imagens mostram o equipamento pegando fogo e pessoas próximas ao local correndo para se proteger. Logo em seguida, acontece a explosão. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foi acionado e segue no local para o controle das chamas. Não houve feridos.

Em nota ainda pela manhã, a corporação disse que o caso foi inicialmente informado como uma queda de aeronave, mas logo em seguida essa hipótese foi descartada. 

"Equipes especializadas do CBMCE foram rapidamente deslocadas para o local, onde havia relatos de fumaça intensa, além do registro de algo semelhante a uma explosão. Após varredura e análise da área, foi descartada a queda de helicóptero ou qualquer outra aeronave", disse o CBMCE.

Veja também

 

Por volta das 17h, a UFC emitou novo comunicado informando que "técnicos da empresa responsável pela manutenção da subestação estiveram no local para avaliar a situação e realizar os primeiros reparos". 

"Após isso, serão feitos testes para checar o funcionamento dos equipamentos, a fim de que a operacionalização seja retomada o mais breve possível", diz o texto.

A instituição diz ainda que está trabalhando em parceria com a Enel "para viabilizar um outro ramal de energia existente no campus, que deverá ser reativado a fim de garantir o restabelecimento da energia na área". 

A UFC diz que a expectativa é de que, até o fim do dia, haja uma previsão mais precisa sobre o restabelecimento.

Defeito interno

Pela manhã, a Enel Distribuição Ceará informou que houve um defeito interno no equipamento, de responsabilidade da UFC, causando o desligamento de uma linha de alta tensão entre as subestações Pici e Maguary.

"Com a ocorrência, houve oscilação para alguns clientes. A empresa esclarece que, de imediato, enviou equipes para inspeção na rede da distribuidora", disse a empresa. 

A UFC informou, em nota, que a subestação pegou fogo devido a um problema na subestação transformador, afetando a distribuição de energia de todo o Campus do Pici. 

"Não houve feridos durante o ocorrido, bem como não há informações sobre fatores externos que possam ter provocado o problema técnico. Foi feito o desligamento da rede da Enel, mas ainda não há previsão para o retorno da energia no Campus do Pici", disse a universidade. 

reprodução de post com texto da ufc sobre explosão em subestação de energia campus do pici, em fortaleza
Legenda: UFC publicou comunicado nas redes sociais
Foto: Reprodução/Instagram

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados