Saiba como receber alertas de risco disparados pela Defesa Civil

Serviço gratuito informa, em tempo real, sobre chuvas intensas, alagamentos e outros perigos.

Escrito por
Lucas Monteiro lucas.morais@svm.com.br
(Atualizado às 21:22)
Imagem mostra uma mulher atravessando a rua alagada. Imagem usada em matéria sobre alertas de risco da Defesa Civil.
Legenda: Previsão do tempo aponta que chuva segue nesta quarta-feira (28) em ao menos 132 municípios do Ceará.
Foto: Fabiane de Paula / SVM.

Nesta terça-feira (27), em que Fortaleza registrou a 2ª maior chuva de janeiro dos últimos 10 anos, a Defesa Civil de Fortaleza fez o primeiro disparo informativo via mensagem de texto. O serviço essencial de prevenção envia alertas por SMS à população sobre riscos associados a chuvas intensas, como alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e ventos fortes.

O sistema está disponível em todo o Estado, incluindo Fortaleza, e permite que moradores recebam avisos antecipados para adotar medidas de segurança.

Como se cadastrar

Imagem mostra duas pessoas atravessando uma rua alagada. Imagem usada em matéria sobre alertas de risco da Defesa Civil.
Legenda: Precipitações devem continuar e se concentrar na porção noroeste do Ceará.
Foto: Fabiane de Paula / SVM.

O cadastro é simples e rápido. Basta enviar um SMS com o CEP da sua região para o número 40199. Após a confirmação, o cidadão passa a receber automaticamente os alertas sempre que houver risco na área informada.

É possível cadastrar mais de um CEP, enviando uma mensagem para cada local desejado. Os avisos são enviados em tempo real e com antecedência, o que ajuda a população a se planejar e evitar situações de perigo.

Na maioria dos casos, as orientações incluem evitar áreas alagadas, não atravessar ruas ou pontes cobertas por água, manter distância de encostas e barrancos e, em caso de risco de inundação, desligar aparelhos elétricos.

Em situações de emergência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Veja também

Sistema Alerta Fortaleza

Em Fortaleza, a Defesa Civil atua em parceria com instituições de pesquisa e monitoramento, como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

A integração com a Rede Cearense de Radares permite o acompanhamento detalhado dos fenômenos climáticos e a emissão de alertas com até 24 horas de antecedência em casos de eventos extremos.

O sistema conta com imagens de radar para monitoramento em tempo real, mapeamento e georreferenciamento das áreas de risco e softwares específicos para análise de dados e produção de relatórios sobre ocorrências na capital.

A Defesa Civil de Fortaleza tem atualizado um boletim informativo nas redes sociais sobre as ações prioritárias diante das chuvas.

Atenção para os próximos dias

A previsão indica maior atenção para a terça-feira (27), quando as chuvas tendem a se intensificar entre a madrugada e a manhã, especialmente na faixa litorânea e no sul do estado, com possibilidade de raios e rajadas de vento. À tarde, a instabilidade deve se concentrar na porção noroeste do Ceará.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados