Prédio do antigo Colégio Salesiano Dom Lustosa é demolido em Fortaleza e nova escola será construída
A tradicional unidade funcionou na edificação até o final de 2012 e em 2013 foi extinta. Depois, o Sesc comprou o espaço e passou a utilizá-lo. A nova sede deve funcionar em 2025
O prédio do antigo Colégio Salesiano Dom Lustosa, no número 5920, na Av. João Pessoa, em Fortaleza, no qual a tradicional escola funcionou de 1970 até 2013, foi demolido, nesta semana, e dará lugar a um novo espaço da Escola Educar Sesc. A unidade, que é do Serviço Social do Comércio (Sesc-Ce), comprador da área antes ocupada pelo Dom Lustosa, já havia funcionado na edificação de 2017 e 2021.
Em 2022, a Escola Educar Sesc foi inaugurada “nas costas” do terreno. Agora, toda a área que já pertenceu ao Salesiano será ocupada pela escola do Sesc. A previsão é que funcione em 2025.
O Diário do Nordeste esteve no local, nesta quinta-feira (25), e máquinas trabalhavam na retirada e no transporte dos escombros da demolição. A construção da nova escola que garantirá a ampliação da unidade já existente, segundo a diretora da Escola Educar Sesc, Wládia Medeiros, servirá para atender às atividades do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Veja também
Hoje, a Escola Educar Sesc recebe cerca de 1.200 alunos entre estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio (1º e 2º até o momento), do EJA e do cursinho pré-vestibular. A unidade no bairro Couto Fernandes terá a frente voltada para a Avenida João Pessoa e manterá a entrada já existente para a Avenida José Bastos, indo de uma ponta do quarteirão a outra.
Segundo Wládia, “será um prédio para abrigar as turmas de ensino médio do Sesc e educação complementar, o pré-universitário e educação de jovens e adultos. Um prédio que terá essa pegada jovem, nos moldes dessa escola (inaugurada em 2022) e lá vai funcionar todo o complexo do ensino médio. É a extensão dessa escola”.
Questionada sobre por que a edificação anterior não foi aproveitada, a diretora informou que “era uma estrutura muito antiga, com a parte elétrica e hidráulica comprometida. A gente quer, de fato, trazer uma arquitetura mais moderna no âmbito da educação, pensada para esse público mais jovem e adulto que vai estar na escola”.
“Nós ficamos na antiga estrutura por cinco anos, de janeiro de 2017 até dezembro de 2021. Viemos (para a nova escola) em janeiro de 2022 e tudo isso aqui era área do antigo Colégio Dom Lustosa, então, o Sesc construiu uma escola do zero, entregue para sociedade em janeiro de 2022. Essa parte de traz era um grande terreno que o colégio tinha e o Sesc só precisou planar o terreno para erguer a escola”.
Veja as mudanças no local
Capela e ginásio mantidos
No processo de ocupação e modificação da antiga área do Colégio Salesiano Dom Lustosa, o Sesc manteve a Capela Dom Bosco. “O presidente Luiz Gastão manteve esse pedido da arquidiocese. Não era intenção dele retirar a capela. Então, uniu as duas intenções, da Arquidiocese e dele, de manter a capela dentro da escola”.
O templo religioso é aberto ao uso da comunidade do entorno. Todos os domingos tem missa no local, às 17h. O acesso é pela Rua Ceará e, em seguida, entra pela Rua João Melo. Na reforma, foram conservadas as características do espaço e a área interna foi revitalizada.
O ginásio utilizado pelo estudante também foi mantido e passou por reformas, de acordo com a diretora.
Desativação do Colégio Salesiano Dom Lustosa
O Colégio Salesiano Dom Lustosa encerrou as atividades em dezembro de 2012, e teve a extinção declarada a pedido, conforme registra o Conselho Estadual de Educação (CEE), em junho de 2013. Segundo parecer do CEE para renovação de funcionamento da escola, ainda na década de 2000, a escola existia desde a década de 1970 e no início do funcionamento foi chamada de Escola Profissional Salesiana Dom Bosco.
A escola funcionava com ensino infantil, fundamental I e II e ensino médio e contava com laboratórios de Ciências e Informática, sala de vídeo, auditório, sala de dança, biblioteca, sala de esportes, campo de futebol, duas quadras de esporte, áreas verdes e parque infantil. Por ser estabelecimento vinculado à Congregação Salesiana Dom Bosco, a escola tinha também um serviço de orientação religiosa.
A Rede Salesiana de Escolas é um convênio celebrado entre os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil. Em Fortaleza, a rede ainda tem em funcionamento o Colégio Salesiano Dom Bosco, na Avenida Antônio Sales, e o Colégio Juvenal de Carvalho, na Av. João Pessoa.