Governo lança CNH Popular 2024 com 25 mil habilitações gratuitas; veja como se candidatar
Iniciativa é destinada à população de baixa renda que busca conquistar a Carteira Nacional de Habilitação
O Governo do Ceará lançou nesta quinta-feira (12) a edição 2024 do Programa CNH Popular, destinado à população de baixa renda que busca conquistar a Carteira Nacional de Habilitação. A solenidade de lançamento aconteceu no posto de atendimento do Detran no Shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza.
Os interessados já podem realizar as inscrições no site oficial do programa.
São ofertadas 25 mil habilitações gratuitas nas categorias A (moto) e B (carro). Do total, 5 mil vagas são para Fortaleza e as demais serão divididas entre os outros 183 municípios cearenses.
Veja também
Como se candidatar?
Para se candidatar ao programa, o interessado deve ser beneficiário do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. O cadastro dos interessados deve ser feito no site oficial do Programa CNH Popular 2024. Os candidatos inscritos devem acompanhar o andamento das etapas na página específica do portal do Detran-CE.
Ainda durante a solenidade, os beneficiários da edição 2023 que concluíram o processo e foram aprovados nos exames receberam suas carteiras de habilitação.
O superintendente do Detran-CE, Michel Mourão, alertou que o órgão não envia nenhum tipo de cobrança para esse processo. “O Detran não envia nenhum tipo de e-mail ou SMS, de boletos ou cobranças da CNH Popular. Esse é um benefício que o Governo do Ceará dá integralmente ao cidadão, tudo é custeado pelo Estado. O cidadão não paga nenhuma taxa para ter acesso a esse serviço”, alertou.
Benefício para categoria A
Os beneficiários do programa que tirarem habilitação na categoria A também receberão capacete, para garantir mais segurança aos condutores.
O governador do estado, que também esteve na solenidade, fez um apelo para que esses condutores utilizem o item de segurança. “Nós precisamos incorporar o hábito de utilizar capacete. Grande parte da nossa fila de cirurgia de ortopedia é de vítimas de acidente de moto[...], podemos salvar muitas vidas com as pessoas usando capacete”, concluiu Elmano de Freitas.