Fundação Edson Queiroz lança a 22ª edição da campanha Doe de Coração

Iniciativa tem o intuito de estimular a doação de órgãos e tecidos no Ceará

Escrito por Redação ,
Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor) durante lançamento da campanha Doe de Coração
Legenda: Campanha foi lançada em evento na manhã desta segunda-feira (2)
Foto: Ares Soares/Divulgação

A 22ª edição da campanha Doe de Coração, iniciativa da Fundação Edson Queiroz com o intuito de estimular a doação de órgãos e tecidos no Ceará, foi lançada nesta segunda-feira (2), em solenidade no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Seguindo o modelo de campanhas anteriores, neste ano, o projeto constará de ações sociais com a participação de alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor em espaços públicos e de hospitais e instituições parceiras, além de ampla divulgação de informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

De acordo com a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, houve um desaquecimento da doação de órgãos durante a pandemia de Covid-19 e é necessário, portanto, reforçar a campanha. "É sempre bom a gente somar, multiplicar, gerar algo de bom para as outras pessoas, também. É gratificante", defende ela.

A ideia da campanha é contribuir para o aumento no número de transplantes no Ceará, beneficiando o maior número possível de pessoas que se encontram nas filas à espera de doação de órgãos.

A Doe de Coração 2024 está sob a coordenação da enfermeira Mônica Studart, professora doutora do curso de Enfermagem e do mestrado em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor. Além de docente, Mônica Studart é enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva (Alta Complexidade em Transplante) e coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

"A gente quer o 'sim' da população. A gente não está medindo esforços para avançar com essa campanha", disse Mônica. A coordenadora garantiu que a campanha estará em hospitais, escolas, comunidades, universidades e nas redes sociais, com a publicação de depoimentos de pessoas transplantadas, para mostrar como é a espera por um órgão, "como é estar do outro lado, para que as pessoas entendam a importância desse 'sim'", completou ela.

Mônica disse ainda que, nesta edição, a Doe de Coração vai dar uma atenção especial à informação da população sobre morte encefálica. 

Presente ao evento, o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, também ressaltou a importância da doação de órgãos. "Doação é amor. O amor é esse sentimento que doa, e doa de coração", disse.

Veja também

Novidades desta edição

Na edição deste ano, a artista cearense Ana Cristina Mendes foi convidada para recriar a marca da Doe de Coração e contribuir para a difusão das artes do Estado. A artista e pesquisadora está com exposição no Espaço Cultural Unifor, intitulada “Nascente”, no período de 20 de agosto a 15 de dezembro, dentro do projeto Trajetórias Artísticas Unifor, ao lado de outra artista cearense, Alina Duchrow, que assina a exposição “Teologia Natural”. Ambas as mostras estão sob a curadoria de Ana Valeska Maia Magalhães.

Uma novidade desta edição é a mostra Doe de Coração. Nela, serão expostos os trabalhos que já ilustraram a campanha, produzidos por todos os artistas já convidados pelo projeto. Localizada no hall da Biblioteca Central, a mostra será aberta durante o evento de lançamento da Doe de Coração 2024 e permanecerá em exibição até o dia 30 de setembro.

PROGRAMAÇÃO DOE DE CORAÇÃO 2024

4 de setembro - Abertura oficial das ativações da campanha

Horário: 9h às 12h
Local: Praça do Ferreira

  • Prestação de serviços com a participação de docentes dos cursos de saúde e de membros das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor e distribuição de material impresso sobre transplante de órgãos e tecidos

9 a 27 de setembro

Horários: 9h às 12h e de 14h às 18h, de segunda a sexta (dias a definir)
Locais: Campus da Unifor e hospitais e instituições parceiras da Doe de Coração 

  • Ativações no campus da Unifor, hospitais e empresas parceiras
  • Sorteio da camisa oficial da campanha
  • Máquina com almofada da marca da Doe de Coração 2024

Participantes: colaboradores da Unifor e alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor

29 de setembro - Encerramento oficial da campanha

Horário: 8h às 12h
Locais: Parque do Cocó e Av. Beira-Mar

  • Prestação de serviços na área de saúde e distribuição de material sobre transplante de órgãos e tecidos em parceria com Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantado

Participantes: Transplantados, familiares, profissionais da saúde, professores e alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados