Fortaleza tem 115 pontos de alagamentos e desabamento em 12h de chuva, aponta Defesa Civil
A Capital cearense registrou a maior chuva do ano, com mais de 178 mm

Em 12 horas, a Defesa Civil de Fortaleza registrou 118 ocorrências durante a forte chuva no município desde a noite de quinta-feira (27). Das 19h de quinta às 7h desta sexta-feira (28), foram 115 alagamentos, um desabamento no bairro Passaré e um risco de desabamento na Vila Peri.
Inicialmente, a Defesa Civil havia sido acionada para uma segunda ocorrência de desabamento no bairro Messejana, mas ao chegar no local, a equipe não identificou a situação.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, coronel Haroldo Gondim, as equipes estão atuando em toda a cidade desde a noite de quinta.
"Hoje de manhã já iniciamos [os trabalhos] novamente. Estamos indo em várias partes da cidade, em locais com várias chamadas, tentando priorizar as principais ações. Estamos verificando a situação dos recursos hídricos que já foram limpos, como estão se comportando e avaliando quais são necessários para a gente evitar que em próximas chuvas isso ocorra", avaliou o coronel.
O balanço do plantão noturno pelo órgão indica que "equipes estão trabalhando em diversas áreas da cidade e avaliando a situação das comunidades residentes no entorno dos recursos hídricos".
Na noite dessa quinta, após o início da chuva, a Defesa Civil emitiu um alerta para moradores por meio SMS: "Chuva intensa e raios agora! Evite áreas alagadas e, se possível, desligue eletrodomésticos da tomada".
As 115 ocorrências de alagamento foram em bairros como:
- Conjunto Palmeiras;
- Passaré;
- Jangurussu;
- Messejana;
- Itaoca.
Veja também
Maior chuva do ano em Fortaleza
Fortaleza registrou a maior chuva de 2025 entre as 7h da última quinta (27) e a manhã desta sexta-feira (28), após uma madrugada de precipitações intensas.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o volume de chuva entre 7h de quinta e o mesmo período desta sexta foi de 178,2 milímetros (mm).
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.