Fortaleza e outras 52 cidades do CE recebem aviso de chuvas intensas até sábado (5); veja locais

O aviso estará vigente a partir das 15h desta sexta-feira (4). Inmet aponta risco potencial de chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos

Escrito por
Gabriela Custódio gabriela.custodio@svm.com.br
Mulher com guarda-chuvas na Praça do Ferreira, em Fortaleza
Legenda: Aviso do Inmet foi emitido para municípios das regiões norte e noroeste do Ceará, além de Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)
Foto: Natinho Rodrigues

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de “perigo potencial” por chuvas intensas para 53 cidades do Ceará. Entre as áreas que podem ser afetadas estão os municípios das regiões norte e noroeste do Estado, além de Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O anúncio tem início às 15h desta sexta-feira (4) e final às 10h de sábado (5).

Os riscos potenciais, segundo o Inmet, são de precipitações entre 20 mm/h e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h. Além disso, foi apontado baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, é indicado que a população não se abrigue debaixo de árvores, uma vez que existe “leve risco de queda e descargas elétricas”. As pessoas também não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, segundo as recomendações do Inmet.

O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também deve ser evitado. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja os municípios indicados pelo Inmet em  “perigo potencial” por chuvas intensas:

  1. Acarape
  2. Acaraú
  3. Amontada
  4. Apuiarés
  5. Aquiraz
  6. Aracati
  7. Barroquinha
  8. Beberibe
  9. Bela Cruz
  10. Camocim
  11. Caridade
  12. Cascavel
  13. Caucaia
  14. Chaval
  15. Chorozinho
  16. Cruz
  17. Eusébio
  18. Fortaleza
  19. Fortim
  20. Granja
  21. Guaiúba
  22. Horizonte
  23. Icapuí
  24. Irauçuba
  25. Itaitinga
  26. Itapajé
  27. Itapipoca
  28. Itarema
  29. Jijoca de Jericoacoara
  30. Maracanaú
  31. Maranguape
  32. Marco
  33. Martinópole
  34. Massapê
  35. Miraíma
  36. Morrinhos
  37. Pacajus
  38. Pacatuba
  39. Palmácia
  40. Paracuru
  41. Paraipaba
  42. Pentecoste
  43. Pindoretama
  44. Santana do Acaraú
  45. São Gonçalo do Amarante
  46. São Luís do Curu
  47. Senador Sá
  48. Tejuçuoca
  49. Trairi
  50. Tururu
  51. Umirim
  52. Uruburetama
  53. Uruoca

Previsão do tempo para o fim de semana

Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), chuvas isoladas e de curta duração devem atingir regiões do Ceará neste fim de semana.

Em relação à temperatura, as máximas devem variar entre 34°C e 36°C nas macrorregiões Jaguaribana, Litoral Norte e Sertão Central e Inhamuns, enquanto as mínimas devem oscilar entre 16°C e 20°C, especialmente no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, no sul do Sertão Central e Inhamuns e no sul do Cariri.

Quanto aos ventos, segundo a Funceme “devem predominar de sudeste, com velocidade máxima entre 40 km/h e 50 km/h, principalmente nas regiões de serra, na Jaguaribana e na faixa litorânea”.

Veja também

Veja a previsão do tempo para o Ceará por dia

Para esta sexta-feira (4), a Funceme aponta predomínio de estabilidade atmosférica em todas as macrorregiões durante a tarde e a noite. Porém, condições como relevo, temperaturas elevadas e transporte de umidade proveniente do leste do Nordeste podem tornar o cenário favorável à ocorrência de chuvas isoladas, de curta duração e fraca intensidade no sul da região Jaguaribana e no Cariri, no final da noite.

No sábado (5), a previsão da Funceme aponta condição semelhante. Porém, a faixa litorânea e o sul do Sertão Central e Inhamuns pode ter chuvas isoladas e de curta duração entre a madrugada e o início da manhã devido à atuação do sistema de brisa terrestre e efeitos locais como relevo e temperatura. “À noite, há possibilidade de chuvas isoladas e de fraca intensidade na Jaguaribana e no Cariri”, complementa a Fundação.

Para o domingo (6), a tendência é de aumento da nebulosidade, associada ao transporte de umidade e à formação de áreas de instabilidade no leste do Nordeste. “Com isso, são esperadas chuvas isoladas e de fraca intensidade, principalmente, na faixa litorânea do Ceará, bem como na Jaguaribana e no Cariri”, diz o comunicado.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados