Barreiras de proteção são instaladas no viaduto do Antônio Bezerra para prevenir quedas

Estruturas são feitas de aço e tela metálica, e terá 433 metros de extensão

Escrito por Redação ,
Barreiras no viaduto
Legenda: Estrutura está sendo executada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf)
Foto: Daniel Calvet/Prefeitura de Fortaleza

O viaduto localizado sobre a Avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra, começou a receber barreiras de proteção feitas de aço e tela metálica, neste mês de maio, para prevenir quedas e tentativas de suicídio. O projeto está sendo realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

A instalação das barreiras no viaduto da rua Coronel Matos Dourado conta com investimento de R$ 595 mil, e deve ser finalizada em junho deste ano. As barreiras terão 433 metros de extensão

Veja também

O projeto ainda prevê a pintura de toda a mureta do viaduto, e a instalação de placas com informações acerca da prevenção ao suicídio. No local, terá o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo número 188. 

Ações de enfrentamento ao suicídio

O projeto foi idealizado em 2021 com uma ação de enfrentamento ao suicídio. A ideia foi formulada após reuniões entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Seinf.

O secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, afirmou que a saúde mental é uma pauta mundial, que ganhou ainda mais destaque no cenário da pandemia. 

“Prevenir e cuidar são duas ações importantes quando o assunto é saúde, e este projeto que a Prefeitura de Fortaleza está desenvolvendo tem exatamente esse viés: a preocupação com o bem-estar da nossa população, com um recurso que vai além da mobilidade urbana", detalhou Samuel.

Ajuda

Caso você esteja se sentindo sozinho, triste, angustiado, ansioso ou tendo sinais e sentimentos relacionados a suicídio, procure ajuda especializada em sua cidade. É possível encontrar apoio em instituições como o Centro de Valorização da Vida (CVV), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O CVV funciona 24 horas pelo telefone 188 e também atende por e-mail e chat (acesse www.cvv.org.br). Os Caps oferecem ajuda profissional.

No Ceará, procure os Caps (veja a relação completa das unidades de Fortaleza) e o Hospital de Saúde Mental, telefone: (85) 3101.4348.

ONDE BUSCAR AJUDA?

Centro de Valorização da Vida (CVV)
Atendimento 24h
Fone: 188

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
Núcleo de Busca e Salvamento
Av. Presidente Castelo Branco, 1000, Moura Brasil, Fortaleza.
Fone: 193

Hospital de Saúde Mental de Messejana
Rua Vicente Nobre Macedo, s/n, Messejana, Fortaleza.
Fone: (85) 3101.4348

Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA/UFC)
Rua Capitão Francisco Pedro, 1290, Rodolfo Teófilo, Fortaleza.
Email: contato.pravida@gmail.com
Fone: (85) 3366.8149 / 98400.5672

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados