Barracas irregulares instaladas no calçadão e na orla do Pirambu são removidas pela Prefeitura

Com auxílio de máquinas, agentes retiram estruturas na manhã desta terça-feira (26)

Escrito por
Carol Melo carolina.melo@svm.com.br
Colagem com duas imagens mostra, à esquerda, agentes da Agefis e, à direita, trato atuando na remoção de barracas irregulares na orla do pirambu em Fortaleza no dia 26 de agosto de 2025.
Legenda: No local, havia construções destinadas à prática comercial, instaladas sem a autorização dos órgãos competentes
Foto: Divulgação/Agefis

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realiza uma operação de remoção de barracas irregulares, no início desta manhã de terça-feira (26), na orla do bairro Pirambu, na Capital. Com o auxílio de trator, os agentes derrubam as estruturas instaladas no calçadão e na faixa de areia.

A ação, apoiada pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atende a uma solicitação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e visa sanar a ocupação irregular no litoral Oeste fortalezense.

No local, havia construções destinadas à prática comercial, instaladas sem a autorização dos órgãos competentes. Segundo a Agefis, no momento da operação, alguns estabelecimentos já estavam desativados e outros funcionam somente aos fins de semana. 

Imagem mostra trator e servidores retirando barraca irregular instalada no pirambu, Fortaleza, durante operação da Agefis, enquanto mulher observa ação na orla
Legenda: Ação atende solicitação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)
Foto: Isaac Macêdo

Mulher recolhe madeira de barraca irregular demolida em operação da agefis no pirambu
Legenda: Moradores recolhem destroços da estrutura
Foto: Isaac Macêdo

A agência ainda destacou que os responsáveis pelas barracas irregulares foram notificados previamente sobre a operação em reuniões, e não teriam apresentado resistência nas ocasiões. 

"[A ação] está transcorrendo com normalidade. As barracas são feitas de forma artesanal em locais que não são permitidas, tanto no calçadão quanto na orla. É uma área que não é permitido construção alguma, que não seja feita pela Prefeitura, com a quiescência da SPU", explicou o secretário Municipal da Segurança Cidadã, coronel Francisco Márcio de Oliveira, à rádio Verdinha FM 92,5

Veja também

A operação também é apoiada pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e pela Polícia Federal (PF).

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados