Nuvem Cumulonimbus vista em Fortaleza pode indicar 'chuvas intensas'

Funceme aponta que fenômeno também pode proporcionar raios e trovões

Quem reparou no céu de Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (26), pode ter visto uma Cumulonimbus, nuvem que pode provocar chuvas intensas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há também a possibilidade de o fenômeno proporcionar raios e trovões.

Ainda segundo a Funceme, o satélite GOES-16 aponta que a nuvem atingiu cerca de 10 mil metros de altura e chegou a uma temperatura de -55,5 °C. Esse tipo pode chegar a um desenvolvimento de 14 km de altitude, tendo muita umidade e bloqueando os raios solares.

Também chamada de “nuvem de tempestade”, as Cumulonimbus ocorrem no Ceará por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é a principal indutora de chuvas, sendo formadas a partir de fortes correntes ascendentes de ar quente e úmido.

FENÔMENO “ANTECIPOU” A NOITE EM 2023

Em 16 de março do ano passado, nuvens Cumulonimbus surpreenderam os fortalezenses pelo cenário noturno, antecipado para as 16h. Apesar do pôr do sol estar previsto para às 17h46, os raios solares deixaram de iluminar a cidade bem antes. Veja fotos: