Telhado do Teatro da Praia desaba na madrugada em Fortaleza

Equipamento cultural sofre com o fechamento por conta da pandemia do coronavírus

Escrito por Redação ,
Trecho que desabou ficava em cima do palco do Teatro da Praia
Legenda: Trecho que desabou ficava em cima do palco do Teatro da Praia
Foto: Reprodução/Instagram

Parte do telhado do Teatro da Praia desabou, na madrugada desta quinta-feira (28). Com 28 anos de vida, fechado por conta da pandemia do coronavírus, o espaço passou por recentes reformas nas arquibancadas e no telhado em janeiro de 2021.

O ator e diretor Carri Costa, responsável pelo local, declarou em vídeo que havia fissuras na estrutura que precisavam de reparos. 

"Sim, eu estou bem. A estrutura de telhado que ficava por cima do palco arriou por volta das 3h15 da madrugada. O teatro encontra-se fechado desde o início da pandemia. E agora? Sei lá! Mas eu to bem, bem triste", escreveu Carri Costa no Instagram.

Veja vídeo:

Susto 

Carri Costa, que mora em uma estrutura anexa no terreno do equipamento, relata que acordou assustado com o barulho do desabamento. A moradia não sofreu nenhum dano com o incidente. 

"Foi uma loucura. Eu escutei um barulho muito grande e desci para verificar. Me restou sentar e chorar um pouco, né? É muito difícil falar sobre isso porque a gente vêm há muito tempo lutando para manter esse espaço de cultura aberto", relata, em entrevista ao Diário do Nordeste

trabalhadores retirando escombros do desabamento do teatro da praia
Legenda: Equipamento recebeu ajuda da Secretaria da Cultura e do Teatro José de Alencar (TJA) para viabilizar a retirada dos escombros
Foto: Brenda Albuquerque

O ator comenta que apesar do susto inicial, irá seguir "com coragem para manter e reconstruir" o teatro. Costa disse que recebeu auxílio da Secretaria da Cultura e da direção do Teatro José de Alencar (TJA) nesta quinta para retirar os escombros do local. 

"Isso acontece também em um momento muito complicado não só para o estado, mas para o Brasil e para o mundo, que é a situação de pandemia, Nos deixa muito tristes, porque é mais uma dificuldade", desabafa Carri Costa.

 

Luta para manter o teatro 

O teatro, que tem quase três décadas de história, passou por reformas recentes com recursos recebidos pelo edital da Lei Aldir Blanc. No entanto, segundo revela Carri, não foi possível terminar todos os reparos. 

"Conseguimos reformar metade do galpão, adiantamos o aluguel até setembro e tínhamos começado a ajeitar o telhado", indica. O diretor diz que "sempre foi desafio" manter o local. Devido à estrutura antiga, datada da década de 1930, o galpão sempre inspirou muitos cuidados. 

O dinheiro do benefício também foi utilizado para comprar iluminação nova, trocar instalações elétricas e ajeitar camarins, porém, "agora tudo está debaixo dos escombros", conforme o responsável pelo equipamento. "Mas o artista é um lutador, é resistência. Está tudo muito recente, ainda não sabemos como fazer, mas iremos fazer", pondera. 

Repercussão

O ator e influenciador digital Max Petterson comentou publicação de Carri Costa lamentando o ocorrido e pedindo ajuda com doações para reformar o telhado. "Poxa, Carri! Vamos fazer uma vaquinha pra subir esse telhado! Me avisa!", disse o caririense. 

Veja também

 

Assuntos Relacionados