Sérvulo Esmeraldo: obras do artista plástico cearense ganham grande retrospectiva pela primeira vez

Iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil, exposição fica em cartaz até 26 de junho, no Rio de Janeiro

Escrito por Diego Barbosa , diego.barbosa@svm.com.br
Legenda: O cratense Sérvulo Esmeraldo: início como gravador e pesquisador de linhas e texturas o levou à transposição para o espaço tridimensional
Foto: Helosa Araújo

Um filho cearense em terras cariocas para todo o mundo. Obras de Sérvulo Esmeraldo, um dos maiores nomes das Artes Plásticas, podem ser vistas no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) a partir desta quarta-feira (19). 

Veja também

A mostra "Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz" é a primeira grande retrospectiva do artista após o falecimento dele, em 2017, e fica em cartaz até 26 de junho. São 113 trabalhos de diversas dimensões em variados materiais. Projetos de vigor gráfico, outros de cromatismo intenso, objetos em movimento real ou virtual, enfim, obras que definem o talento e a inteligência de Sérvulo.

A exposição traz desde pequenos objetos do cratense, da história inicial, como gravador e pesquisador da linha e das texturas, do plano e da bidimensionalidade, até a transposição dele para o espaço tridimensional. 

Legenda: Iniciativa ganha força graças ao Instituto Sérvulo Esmeraldo, sediado em Fortaleza e comandado por Dodora Guimarães, curadora de arte e esposa do mestre
Foto: Gentil Barreira

A iniciativa ganha força graças ao Instituto Sérvulo Esmeraldo, sediado em Fortaleza e comandado por Dodora Guimarães, esposa do mestre, responsável por trazer a público pelas que integram um patrimônio artístico de singular valor. Após o Rio de Janeiro, a exposição segue para o CCBB São Paulo. 

Seleção

A escolha das obras expostas levou em conta etapas e interligações dos trabalhos do múltiplo artista, além de evidenciar a coerência e a concisão do vasta herança deixada por ele. 

Conforme Dodora, que divide a curadoria da mostra com Marcus de Lontra Costa, essa evolução tem uma lógica simples e muito clara: a gravura em madeira (1957) é “matriz” para as esculturas em acrílico (anos 1970) que, por sua vez, geraram as litografias (1976), e assim por diante.

Legenda: 113 trabalhos de diversas dimensões em variados materiais compõem a mostra
Foto: Gentil Barreira

É como se obedecesse a um projeto de sequências e consequências em um fluir sem hiatos. Não à toa, "Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz" certamente contribuirá para preencher uma lacuna na arte nacional, levando à nova geração maior conhecimento sobre o panorama do artista que fez muito pela divulgação da arte nordestina e pela renovação artística o Ceará


Serviço
Exposição "Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz"
Visitação: De 19 de abril a 26 de junho, de segunda a sábado, das 9h às 21h; aos domingos, das 9h às 20h. Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar, Centro). Entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados neste link

Assuntos Relacionados