Morre Tânia Cabral, professora aposentada da UFC e ex-integrante do Pessoal do Ceará

Tânia foi um dos nomes do movimento artístico que inseriu o Ceará no cenário musical do Brasil nos anos 1970

Escrito por
(Atualizado às 09:05, em 24 de Junho de 2024)
Legenda: Tânia Araújo lançou em 2008 o CD Mulheres Brasileiras, em que homenageia suas “heroínas” através de composições suas
Foto: Reprodução

Morreu neste sábado (22) a professora Tânia Barbosa Cabral de Araújo, aposentada do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além de docente, ela era cantora e compositora, tendo participado do grupo Pessoal do Ceará e do movimento Massafeira Livre. 

A informação da morte da educadora e artista foi confirmada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), entidade da qual Tânia era uma das fundadoras. 

Veja também

Ela integrava o quadro da UFC desde o fim dos anos 1960, quando da criação do curso de Economia Doméstica. Uma das áreas em que mais se dedicou foi a extensão universitária, promovendo a troca de experiências entre bordadeiras e rendeiras no litoral cearense, e o intercâmbio entre profissionais e professores de Costa Rica, Panamá e Canadá. 

No âmbito político, durante a Ditadura Militar, Tânia participou de movimentos pela anistia e pela libertação de presos políticos cearenses. Já na carreira artística, contribuiu com a cultura popular do Ceará e compôs músicas com Belchior, Rodger, Rogério e Ednardo.

A causa da morte não foi divulgada pela ADUFC. O velório da professora aconteceu durante a tarde deste domingo (23), entre as salas 1 e 4 do cemitério Jardim Metropolitano, onde aconteceu o sepultamento. 

Assuntos Relacionados