Morre de Covid-19 cantor do grupo Fundo de Quintal
O sambista estava internado em hospital no Rio de Janeiro por complicações decorrentes da doença; informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas
Aos 80 anos de idade, o cantor Ubirany Félix do Nascimento, do grupo Fundo de Quintal, morreu nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, em decorrência da Covid-19.
O sambista se encontrava internado em um hospital da capital fluminense devido a complicações derivadas da contaminação pela doença. Nas redes sociais, o grupo divulgou uma nota lamentando o falecimento do integrante.
"É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o 'nosso querido' Ubirany, aos 80 anos de idade... Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo", informou o boletim.
A assessoria do artista ainda não divulgou detalhes sobre o velório e sepultamento de Ubirany.
Em abril, o cantor Sereno também foi diagnosticado com a Covid-19. Entretanto, como informou um comunicado publicado na página oficial do Fundo de Quintal, o integrante não chegou a ser hospitalizado.
História do grupo
Ubirany foi o principal responsável por introduzir o repique de mão no samba. O instrumento veio a ser identificado ao grupo Fundo de Quintal. Ubirany ajudou a fundar o conjunto musical nos anos de 1970, no quintal da casa da cantora Elza Soares, em Jacarepaguá.
Beth Carvalho também é nome importante na história do pessoal. A artista conheceu o conjunto ainda em 1977, quando eram amadores, e ajudou a impulsar a carreira do Fundo de Quintal.
Em 2019, o grupo lançou um DVD para comemorar os 40 anos de carreira, que influenciou toda uma geração de sambistas e pagodeiros.