Espetáculo cearense é premiado em festival de teatro online no Rio de Janeiro

A mostra teatral transita pela hibridação das linguagens do teatro, performance e cinema

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem do espetáculo Cardinal
Legenda: Espetáculo Cardinal é premiado em 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

O espetáculo Cardinal, do Crato, foi um dos premiados do 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, mostra competitiva promovida pela Cia Banquete Cultural. A apresentação cearense levou o primeiro lugar pelo Júri Técnico na categoria Drama. 

O evento, que ocorreu durante todo o mês de agosto, exibiu 10 peças teatrais online em tempo real, sendo cinco dramas e cinco comédias. O festival também premiou o espetáculo "Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt", escolhido pelo Júri Popular na categoria drama, e "As Desventuras do Capitão Rabeca", no gênero comédia. 

Em Cardinal, a atriz e dramaturga Bárbara Leite busca entender como pensar a relação entre o índice de feminicídio no Estado do Ceará, e pensar sua existência quanto mulher cidadã. Como parte dos povos Karyrys do sertão cearense, o espetáculo entende que a  ancestralidade feminina indígena está posta nos corpos que compõem a obra. 

A mostra teatral Cardinal está dentro de uma produção cênica que transita pela hibridação das linguagens do teatro, performance e cinema, fazendo um recorte do que está sendo exercitado e pensado na criação cênica contemporânea em suas dimensões expansivas. O espetáculo desperta ainda no espectador pense em outras possibilidades de entrecuzar linguagens. 

Cartase coletiva

O diretor do festival, Jean Mendonça, afirma que a primeira edição Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro foi um sucesso do primeiro ao último espetáculo. Segundo ele, os espectadores logo que uma sessão finalizava, já se inscreviam para assistir o próximo artista ou grupo da mostra competitiva.

“A experiência de ver o acontecimento cênico se dando aos nossos olhos em tempo real, através de uma tela de celular ou um computador, foi mais uma confirmação de que essa forma de fazer teatro é mesmo possível e que a conexão da presença atores e público realmente é mantida, mesmo que de uma forma diferente da tradicional”, aponta.

Assuntos Relacionados