Brasileiros sentiram mais falta de cinemas e shows durante o isolamento social, revela pesquisa

Levantamento inédito do Itaú Cultural e Datafolha analisa o perfil e os desejos da população no tocante a espaço culturais

Escrito por Redação ,
Esta é uma foto do Cinteatro São Luiz por dentro, com poltronas e tela a vista
Legenda: Cineteatro São Luiz é um dos espaços que podem reabrir por conta do novo decreto estadual
Foto: Guilherme Silva

A maioria dos brasileiros deseja atividades culturais quando houver relaxamento das restrições de convívio social, aponta a pesquisa "Hábitos Culturais pós pandemia e reabertura das atividades culturais". O estudo desenvolvido pelo Itaú Cultural e Datafolha foi divulgado na tarde dessa quinta-feira (8). 

Foram ouvidas 1.521 pessoas entre os dias 5 e 14 de setembro. O público analisado é de todas as regiões do Brasil e possui faixa etária entre 16 e 65 anos. O levantamento aborda tópicos como a expectativa de retorno às atividades culturais presenciais e o grau de confiança dos usuários com a retomada. 

Das pessoas entrevistadas, 66% querem estar em algum evento do gênero nos próximos meses. 33% afirmaram que o cinema foi o que mais fez falta neste período de isolamento. Shows musicais foram listados por 24% dos participantes. 7% disseram sentir falta de bibliotecas e 5% de atividades infantis. Circos e centros culturais estão na faixa dos 4%. 

Condições 

A pesquisa foi apresentada via coletiva virtual e contou com as participações de Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, e Paulo Alves, gerente de pesquisa de mercado do Datafolha. Para Saron, a pesquisa é importante para entender essa dinâmica do setor e perceber como as pessoas estão se vendo diante desse quadro.  

“Amadurecer, como setor cultural, a capacidade de entender melhor isso nas nossas ações. Qual o desejo e intenção dessas pessoas. Compreender o vínculo por meio da arte e da cultura, sem colocar em risco segurança de público, trabalhadores dos espaços culturais e artistas”, detalha o gestor do Itaú Cultural. 

Os dados informam que atividades em locais fechados terão maior dificuldade de atrair público, descreve o estudo. 56% negaram participar de eventos realizados em locais com estas condições. 39% disseram que participariam. Já os locais abertos têm preferência. 84% disseram que visitariam atividades neste formato, contra 12% que desconsideram essa hipótese. 

Retorno e protocolos 

A pesquisa "Hábitos Culturais pós pandemia e reabertura das atividades culturais” também avalia o que a população espera, no sentido de protocolos, dos espaços culturais. Para 17%, apenas a disponibilização de uma vacina para o Covid 19 poderia gerar segurança.  

Distanciamento, ter espaço e evitar aglomerações é o procedimento mais mencionado pelos entrevistados (58%). Uso de máscara e adoção correta do equipamento de proteção aparecem com 55%. Ter equipamentos para higienização dos visitantes (53%) é outra demanda.  

Assuntos Relacionados