Benefícios da uva: do suco à sobremesa, dicas funcionais de como aproveitar a fruta

A nutricionista Fernanda Moreira revela como as propriedades da uva podem impactar na boa forma e na saúde do organismo

Escrito por Zilda Queiroz , zilda.queiroz@diariodonordeste.com.br

Para quem segue o ritual religioso da Páscoa, uma coisa é certa: a mesa é farta. Em meio aos pratos tradicionais como o bacalhau e o pão de coco, ganha destaque a uva, fruta que dá origem ao vinho, bebida símbolo deste período do ano. Elas surgem nas versões verde, rosé e roxa, com e sem semente, podendo ser incluídas em diferentes receitas, a exemplo de sucos, saladas ou mesmo sobremesas saudáveis e funcionais.

Conforme a nutricionista Fernanda Moreira, a uva é rica em antioxidantes e revertrol, um excelente aliado na prevenção do envelhecimento, na liberação dos radicais livres e para a saúde cardiovascular, melhorando a circulação sanguínea. Vale ressaltar que esta fruta também é rica em vitamina K, cobre e fibra, substâncias que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Um dos principais benefícios ao incluir o consumo da uva na dieta para perda de peso é o fato de ela ser uma opção de lanche rápido e saboroso entre as refeições com uma quantidade relativamente baixa de calorias, evitando a degustação de petiscos industrializados, cheios de gordura e açúcar. "A uva é um alimento riquíssimo em nutrientes. Tanto a verde quanto a roxa podem compor e agregar valores nutricionais na composição de diversos alimentos", destaca a especialista.

Sugestões

Legenda: A uva pode ser combinada com outros tipos de frutas, inclusive em saladas de folhas, além de iogurtes, farelo de aveia, chia e linhaça
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

A uva pode ser adicionada ao suco detox, junto a alguns ingredientes termogênicos, a exemplo do gengibre. A fruta também pode compor uma salada de folhas para garantir um toque adocicado. Na salada de frutas, a opção da nutricionista Fernanda Moreira é adicionar a iguaria a um iogurte. Essa proteína ajuda a reduzir o índice glicêmico. No mesmo prato também pode ser acrescido o farelo de aveia, chia e linhaça. "Isso só vai enriquecer as propriedades da uva junto a outras frutas, a exemplo do kiwi, pera e maçã ricas em vitamina A e complexo B", acrescenta.

As combinações com outros ingredientes podem fazer a diferença. A mistura de uva com a água de coco, que é extremamente nutritiva e rica em potássio, é uma excelente alternativa de suco detox. Segundo a nutricionista, a água de coco também pode ser substituída pela potável, considerando que a uva já tem carboidrato. Entretanto, para quem vai praticar algum tipo de treino, é recomendado fazer a mistura da uva com a água de coco, que é rica em eletrolíticos, e consumir antes dos exercícios.

Legenda: O suco de uva composto com gengibre e água de coco tem efeito termogênico e acelera o metabolismo.É uma excelente bebida para consumir antes do treino
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

Nessa receita, o gengibre entra como um termogênico, que pode ser substituído por canela-em-pó, sempre com a proposta de acelerar o metabolismo. "O suco também pode ser feito com a uva roxa, ambas têm as mesmas propriedades antioxidantes", descreve a nutricionista.

Sobremesa prática

Uma receita muito viável é preparar um espetinho de madeira, colocar as uvas e passá-las no chocolate 70% cacau. Primeiro derrete o chocolate em banho-maria, pode ser até mesmo no micro-ondas. Também pode fazer o fundi de frutas, essa associação do antioxidante da uva com o sabor do cacau fica bem equilibrada.

"Eu coloco na sugestão de receber os amigos em casa, no fim de semana, porque ela pode ser apreciada após o almoço ou jantar. Essa sobremesa favorece o equilíbrio alimentar. E se a pessoa vai incluir uma sobremesa após a refeição, porque não ser saudável, funcional ou rica em antioxidante? A opção também ajuda no rejuvenescimento da pele e no bom funcionamento do intestino", ressalta Fernanda Moreira.

Benefícios da fruta
-previne os danos oxidativos dos radicais livres - Regula a pressão arterial - Equilibra o colesterol total - O colesterol ruim (LDL) e seu nível de oxidação - Reduz a probabilidade de agregação de células às paredes dos vasos - Regulação da agregação plaquetária - Melhora a vasodilatação pela liberação de óxido nítrico nas células das paredes dos vasos - Controla as inflamações - Melhora os níveis de glutationa (antioxidante hidrossolúvel) no sangue - Diminui os riscos de ataque cardíaco - O resveratrol, presente na uva, pode proteger contra doenças neurodegenerativas, a exemplo do Alzheimer. Pode ainda aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, acelerando a velocidade da resposta mental e desempenho cognitivo.

Assuntos Relacionados