Oposição acusa novo ministro de pedaladas

Escrito por Redação ,

Brasília. Em um sinal de que não haverá trégua em relação ao ministro da Fazenda, diferentemente do que ocorria no caso de Joaquim Levy, lideranças de oposição criticaram ontem a escolha do titular do Planejamento, Nelson Barbosa, para o cargo. O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado, acusou Barbosa de ser o mentor das "pedaladas fiscais".

> Barbosa assume Fazenda  e promete fazer ajuste fiscal

> Levy: 'falta disposição para reformas'

Os oposicionistas sustentam que ele pode aprofundar ainda mais a crise em razão da desconfiança em relação ao seu nome, mas destacaram que o problema está com a presidente Dilma Rousseff, a condutora da política econômica. Para os oposicionistas, a mudança na equipe econômica tem potencial de aumentar o desemprego, a queda nos investimentos e a perspectiva negativa sobre o futuro.

"Na época, ele (Barbosa) estava na Secretaria de Política Econômica e era secretário executivo do Ministério da Fazenda. Assinou portarias que autorizaram as pedaladas no BNDES", disse Caiado, ao citar o fato de o ministro estar arrolado em um processo no Tribunal de Contas da União (TCU). "O temor agora é em relação às ilusões e mágicas que ele irá desenvolver, a exemplo das pedaladas, o que pode aprofundar ainda mais a crise", disse Caiado.

Ele lembrou também que a saída de Joaquim Levy acontece dias após o rebaixamento do País pela agência de classificação de risco Fitch.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado