Latam lança voos entre Fortaleza e Juazeiro do Norte a partir de junho
A informação foi divulgada durante coletiva, no Palácio da Abolição, na manhã desta sexta-feira (7), na Capital

Após a Azul encerrar a linha Fortaleza-Juazeiro do Norte, a Latam assumirá os voos nesse trajeto a partir de junho deste ano. A nova rota será Guarulhos-Juazeiro do Norte-Fortaleza, ida e volta, com quatro frequências semanais no período diurno.
O voo será realizado durante o dia e contará com uma aeronave com capacidade para 186 passageiros. Espera-se que a frequência seja gradualmente expandida para voos diários.
A informação foi divulgada durante coletiva, no Palácio da Abolição, na manhã desta sexta-feira (7), na Capital. Na ocasião, também foi anunciada a nova rota Fortaleza-Lisboa, a ser operada também pela Latam entre 7 de abril e 20 de outubro deste ano.
Turismo religioso e de negócios é importante, diz Elmano
O anúncio feito à imprensa contou com a presença, dentre outras autoridades, do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), do secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, e do Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, Eduardo Macedo.
Elmano de Freitas frisou que os voos entre Fortaleza e Guarulhos (SP), com escala em Juazeiro do Norte, terão subvenção do Governo do Estado, previsto no contrato de isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
"Desde o começo, disse que, para nós, era uma questão muito importante pela importância econômica do Cariri, além do turismo religioso, o estado, até porque tem uma legislação para tal, tava disposto a fazer o investimento. Terá a subvenção, isso foi tratado com a Latam e a gente está agora para poder fazer assinatura dessa subvenção que já está garantida", explicou.
Apesar do anúncio da nova rota, não haverá conexão direta entre Fortaleza e Juazeiro do Norte durante março e junho. Sobre o assunto, o governador relatou que o Estado vai "ter que vencer essa dificuldade".
Procuramos a todo momento durante esse período a solução, e a que encontramos foi essa e é a possível. Vamos ter nesse período essa dificuldade de voo, mas a partir de junho, vamos ter essa questão encaminhada. Encontramos uma solução muito vantajosa para o estado do Ceará.
"O turismo do Cariri em momentos de maior participação de romeiros e de turistas, mas passou ter uma certa permanência. Temos um número significativo de pessoas todo mês indo para Juazeiro. Achamos que vamos ter um crescimento significativo com o processo de beatificação de Padre Cícero, pela Menina Benigna. A perspectiva que temos é importante, com perspectiva de crescimento de pesquisadores. Temos todo um parque paleontológico e estudos de arqueologia", completou.
Eduardo Macedo informou que os dias nos quais o voo será operado ainda estão sendo definidos pela companhia aérea, mas afirmou que, durante o período de alta estação, a rota "passa para uma frequência diária".
Baixa demanda tirou voos regionais do Ceará, admite o governador
Dos 12 aeroportos do Ceará habilitados para receber voos comerciais, somente três (Cruz-Jericoacoara, Fortaleza e Juazeiro do Norte) vão receber rotas regulares a partir de março. A decisão é da Azul Conecta, subsidiária da Azul, que atuava em boa parte de praças aeroportuárias no interior do Estado e cancelou todas as operações.
O governador Elmano de Freitas lamentou a situação, principalmente ao ressaltar que "a condição dos aeroportos regionais do Ceará é boa" atualmente e que estão aptos a receber voos de todos os tipos. O desafio, segundo ele, é a baixa adesão de passageiros, mesmo com aeronaves pequenas.
"Tivemos diminuição de voos de alguns locais do interior do estado, efetivamente porque não temos demanda para garantir que esses voos se mantenham. Acho que temos um desafio grande de como podemos ter uma política do Governo Federal para viabilizar voos regionais, e olha que tínhamos aeronaves pequenas, e mesmo assim, não conseguimos ter passageiros suficientes para essa manutenção", pontuou.