Golpe da prova de vida do INSS tenta enganar aposentados; saiba procedimento correto

O INSS alerta que o procedimento para comprovação de vida digital é realizado através do site ou aplicativo Meu INSS

Escrito por Redação ,
INSS
Legenda: O INSS alerta que não solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas quando necessita entrar em contato com o cidadão
Foto: Shutterstock

Um novo golpe contra aposentados promete realizar prova de vida online através de documentos enviados pelo WhatsApp. Segundo o INSS, o golpe começou a ser aplicado após o início da realização da prova de vida por biometria facial.  

O esquema funciona da seguinte forma: o golpista entra em contato via ligação e informa os dados pessoais do beneficiário. Em seguida, uma mensagem é enviada para o número de WhatsApp do segurado pedindo para que conclua o processo enviando uma foto de um documento pessoal.  

Veja também

O INSS alerta que o procedimento para comprovação de vida digital é realizado através do site ou aplicativo Meu INSS

Formas de comunicação do INSS com o beneficiário 

O INSS alerta que não solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas quando necessita entrar em contato com o cidadão em situações específicas ou para informar procedimentos.  

Em contrapartida, caso o beneficiário entre em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado, respeitando o sigilo das informações.  

Além disso, o segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41. 

Para responder dúvidas, o INSS disponibiliza o número 135, telefone oficial do Instituto.

INSS vai retomar bloqueio de pagamentos de aposentados sem prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai retomar, em junho, os bloqueios de pagamentos de aposentados e pensionistas convocados e que não fizeram a comprovação de vida desde março do ano passado, quando o processo foi suspenso por conta das medidas de contenção da Covid-19

Para evitar aglomerações, haverá um escalonamento dos prazos de vencimento para que os segurados façam o recadastramento nas agências bancárias.

O reinício dos bloqueios de pagamentos por falta de prova de vida estava previsto para maio, mas a medida foi adiada em um mês.  

Primeiro prazo de vencimento 

Cerca de 160 mil pessoas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem. 

O prazo também é o mesmo para os beneficiários que foram convocados a fazer a comprovação digital por reconhecimento facial (biometria) e não o fizeram. 

Depois disso, será a vez dos beneficiários que estão com a prova de vida vencida desde março/abril de 2020. 

Integrantes desses grupos que perderem o prazo ainda poderão realizar o desbloqueio dos pagamentos por reconhecimento facial pelo aplicativo Meu gov.br

Prova de vida no banco

Aposentados e pensionistas que tiverem a biometria cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para recadastrar a senha, tendo em vista que muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida.  

Segundo o INSS, foram realizadas 307.875 provas de vida em 2021 por biometria 

Já no caso dos beneficiários sem biometria é possível ir à agência bancária, com CPF e documento com foto, em horário alternativo. 

Correntistas do Banco do Brasil podem ainda fazer a prova de vida por aplicativo de celular, sem sair de casa. 

comprovação de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicativos "Meu INSS" e "Meu gov.br" e também nos bancos em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.

Por conta da pandemia, as agências físicas estão funcionando das 9h às 10h, exclusivamente para o atendimento de aposentados e beneficiários do INSS.  

Calendário de prova de vida

A partir de 1º de junho, todos os demais segurados convocados terão que ir aos bancos para realizar a comprovação de vida.

Para isto, o beneficiário não precisa se apressar, tendo em vista que deverá obedecer à escala pelo mês de aniversário. Veja abaixo como proceder: 

Como proceder em caso de bloqueio do benefício 

Se o beneficiário perder o prazo e o benefício for bloqueado, será necessário pedir a reativação de forma remota, através do site ou do aplicativo Meu INSS. 

No endereço eletrônico será solicitado documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência.

Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida. 

Prova de vida digital 

O procedimento de prova de vida digital utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para identificar o beneficiário. Veja abaixo o passo a passo: 

  • Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login; 
  • Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”; 
  • Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”; 
  • Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”; 
  • O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe; 
  • Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos; 
  • Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída. 

Regras da prova de vida digital 

A prova de vida digital não é destinada a todos os públicos. Dessa forma, só é possível realizar o procedimento quem tem biometria cadastrada no sistema do governo, como por exemplo, quem tem a CNH digital. 

Ainda assim, mais de 5 milhões de beneficiários do INSS estão aptos a realizar a prova de vida por meio do reconhecimento facial através do aplicativo Meu INSS. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados