Contribuição ao INSS de motoristas de aplicativo e entregadores será descontada na fonte

Nova proposta do Governo pretende formalizar o serviço prestado por entregadores de delivery e motoristas de app

Escrito por Redação ,
Legenda: Vínculo entre trabalhadores e plataformas ainda não é reconhecido
Foto: Thiago Gadelha/SVM

Apesar de não haver vínculo empregatício entre entregadores de delivery e motoristas de aplicativos com as empresas, o Governo Federal prepara um projeto para formalizar esses trabalhadores. Uma das propostas prevê o pagamento de contribuição previdenciária. As informações são do portal Extra. 

Nesta proposta, seria criado um plano previdenciário específico para a categoria e haveria a cobrança obrigatória de uma alíquota, ainda não definida, dos prestadores de serviço e dos aplicativos. O desconto seria realizado na fonte

Veja também

De acordo com fontes do governo, esses trabalhadores seriam enquadrados na modalidade de prestador de serviços. Porém, o sistema seria semelhante ao já praticado para pessoa física com o recolhimento feito pela empresa direto na fonte. 

Projeto de formalização 

Com o avanço dessas plataformas em todo o País, o Ministério do Trabalho está elaborando novas medidas para haver a formalização desses trabalhadores e o projeto deve ser entregue nas próximas semanas.  

"A segunda (entrega) é relativa ao trabalho dos entregadores de aplicativos, para poder oferecer inclusão previdenciária e proteções mínimas. Melhores condições de trabalho para esses trabalhadores que foram tão importantes durante a pandemia e para uma nova forma de prestação de serviços dentro da sociedade brasileira", afirma o secretário-executivo da pasta, Bruno Dalcomo. 

Por isso, a proposta também deve incluir que as empresas ofereçam suporte com estrutura física de apoio para carregar celular, beber água, além de um local para que os trabalhadores possam se alimentar. 

 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados