Veja cinco filmes para assistir no Dia de Ação de Graças, comemorado nesta quinta (28), nos EUA
Feriado instituído em 1863, por Abraham Lincoln, se tornou parte importante do calendário norte-americano
O Dia de Ação de Graças, ou "Thanksgiving" é celebrado nesta quinta-feira (28), nos Estados Unidos. Muito mais que uma ocasião para reunir a família entorno de um grande banquete, o feriado é utilizado pelos norte-americanos como um momento de celebração pelas graças alcançadas no ano, além da promoção da união e fraternidade.
Por ser uma data tão importante para o País, os habitantes adotaram diversas práticas para celebrar o dia, como a tradicional ceia familiar as partidas especiais de futebol americano e os desfiles de balões infláveis gigantes. Mas entre as formas de lembrar do feriado, uma se destaca: os filmes produzidos sobre o Dia de Ação de Graças.
No cinema, o "Thanksgiving" não poderia ficar de fora. Ao longo dos anos, os norte-americanos referenciaram a data em diversos filmes que falam sobre o tema, ou que utilizam ele como pano de fundo para a história.
Pensando nisso, o Diário do Nordeste separou uma lista com cinco produções para conhecer mais sobre o feriado americano, e como as famílias dos Estados Unidos celebram esta data tão importante para a cultura do País.
Veja também
"Hannah e Suas Irmãs" (1986)
Neste longa-metragem, o "Thanksgiving" é o ponto focal da vida de três irmãs que moram em Nova York. Dirigido por Woody Allen, a trama busca entrar de cabeça na complexidade das relações dessa família, durante um período de dois anos, e como esta data pode ser a chave para a união e fraternidade das personagens.
"Antes só do que Mal Acompanhado" (1987)
Este clássico do diretor John Huges conta a história de Neal Page (Steve Martin), que só quer voltar para casa para celebrar o Dia de Ação de Graças com a família. Porém, os planos dele mudam quando Del Griffith (John Candy) entra em cena, e convence Page a entrar em uma busca sem sentido.
"Feriados em família" (1995)
Estrelado por um Robert Downey Jr. no início de carreira, e dirigido pela atriz Jodie Foster, o filme conta a história de Claudia Larson (Holly Hunter), uma mãe solo que volta para casa no interior a tempo do Dia de Ação de Graças, após perder o emprego. Lá, ela terá que enfrentar os problemas familiares que deixou para trás após se mudar para Chicago e talvez encontrar um novo amor que está prestes a surgir.
"O Mito das Digitais" (1997)
Nesta história dirigida por Bart Freundlich, três irmãos adultos retornam para a casa em que cresceram para celebrar o Dia de Ação de Graças com os pais. O filme explora as dinâmicas familiares complicadas quem podem vir a tona durante a data, e a maneira como as memórias do passado moldam o presente. Ressentimentos e mágoas fazem parte da narrativa, assim como o poder do perdão e da compreensão.
"Planeta 51" (2009)
Embora seja uma animação voltada para o público infantil, “Planeta 51” oferece uma perspectiva única sobre o Dia de Ação de Graças, com uma reviravolta cômica. A história se passa em um planeta habitado por alienígenas que têm suas próprias versões do feriado americano, o que oferece um toque alienígena à tradição.