Internado com Covid-19, Paulo Gustavo 'está melhorando muito', comemora Tatá Werneck

Atriz afirmou que as orações do fãs e a assistência dos médicos estão ajudando na recuperação do comediante

Escrito por Diário do Nordeste/Folhapress ,
paulo gustavo covid
Legenda: Humorista Paulo Gustavo está internado desde o dia 13 de março no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Instagram

Internado desde o dia 13 de março em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro, o ator Paulo Gustavo tem apresentado evolução no quadro clínico de Covid-19. A informação foi repassada pela atriz Tatá Werneck, 37, que comentou o estado de saúde do amigo nas redes sociais na noite desse sábado (24).

Um seguidor a questionou sobre o estado de saúde do humorista, que segue internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  "Como está o Paulo Gustavo? Não vejo mais notícias dele. Continuo em orações", perguntou via stories do Instagram

"O Paulo está melhorando muito, graças a Deus, graças a Jesus amado. Obrigada, Senhor! E aos médicos, obviamente", respondeu Werneck.

A atriz complementou ainda com uma mensagem de gratidão aos fãs de Paulo Gustavo. "Obrigado pelas orações, gente. Estão, realmente, chegando até ele. Graças a Deus!".

Veja também

Histório clínico

O ator está internado desde o dia 13 de março. Pouco mais de uma semana após a entrada na unidade hospitalar, no dia 21 de março, ele precisou ser intubado porque estava com dificuldade para respirar. Na época, foi divulgado que o procedimento era uma precaução e Bretas disse que era "mais um passo na cura da infecção".

"[Paulo] foi sedado e entubado para que a cura consiga se estabelecer nos seus pulmões sem cansá-lo tanto com a falta de ar que o incomodava", disse. "Estou calmo, confiante e tenho certeza de que será um passo importante para a melhora completa do nosso guerreiro!!! Ele que é jovem, saudável, sem comorbidades e supercuidadoso, está passando por isso."

Já no dia 2 de abril, o estado de saúde do comediante piorou. Ele acabou precisando mudar de tratamento e passou a respirar com a ajuda de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), uma espécie de pulmão artificial usado apenas em casos mais graves.

Dois dias depois, Paulo Gustavo precisou passar por uma pleuroscopia, para que a equipe médica pudesse verificar a condição de seus pulmões. Na ocasião, foi identificada uma fístula broncopleural, espécie de comunicação anormal entre os brônquios e a pleura. Ela foi corrigida.

Na quarta-feira (7), o marido de Paulo contou que o ator teve que receber uma transfusão de sangue. Segundo ele, devido ao ECMO, o paciente ficou "anticoagulado" e perdeu "um pouco de sangue". "Por isso precisou tomar algumas bolsas de sangue", explicou. Na mesma publicação, ele também incentivou as pessoas a irem doar sangue.

No dia 11, o boletim médico dizia que a situação clínica do ator continuava crítica. "As diversas complicações pulmonares já demandaram procedimentos invasivos como broncoscopias, pleuroscopias e colocação de dispositivos intrapulmonares", continua o texto.

O último boletim divulgado oficialmente, no dia 19, informou que o quadro clínico do ator ainda é considerado grave, embora tenha apresentado melhora. Conforme o comunicado,  foram atestados "alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares". 

Assuntos Relacionados