Cinco dicas para montar um quarto montessoriano

O método de decoração incentiva o desenvolvimento e a autonomia das crianças

Legenda: Perspectiva projeto quarto montessoriano da arquiteta Diana Coimbra
Foto: Divulgação

Da educação até a decoração, o método Montessori, que foi idealizado pela médica italiana Maria Montessori em 1907, é um estilo de vida. Consiste em promover a liberdade individual e autonomia desde a primeira infância. Para isso, cria-se um ambiente seguro para um brincar livre, e as estratégias de arquitetura e design entram em cena para tornar palpável toda essa teoria.

Veja também

Muito além de uma cama no chão, a ideia de criar um quarto montessoriano é ter um ambiente de estímulos para desenvolver as habilidades da criança num ambiente lúdico. Nada melhor do que fazer isso no quarto, o primeiro local de sonhos e descobertas. Anote as dicas a seguir:

Foque no essencial

Legenda: Perspectiva de projeto de quarto montessoriano da arquiteta Diana Coimbra
Foto: Divulgação

Para começar, o método montessoriano dispensa os excessos. Todo o ambiente é planejado para ser explorado, por isso, cada móvel tem sua função. Cama para dormir, que comumente é no chão para proporcionar autonomia de subir e descer, mesa de atividades, prateleira para livros, armário para roupas, entre outros. É feito também um rodízio de brinquedos para evitar acúmulo desnecessário.

Mobiliário sob medida

Legenda: Perspectiva de projeto da arquiteta Diana Coimbra de quarto montessoriano para irmãos; destaque para cama montessoriana no chão
Foto: Divulgação

A ideia ao planejar esse quarto é enxergar o mundo na altura da criança com móveis feitos sob medida. Tudo tem um tamanho mini pensando na utilidade da peça para a criança. Seja uma mesa, cadeira, armário de roupas, cesto de brinquedo e até espelho feito de acrílico. Tudo deve estar ao seu alcance para que pegue quando e como quiser, desenvolvendo autonomia nas tarefas do seu dia a dia. Atente-se para instalar esses móveis nas extremidades e deixar o centro do quarto livre para brincadeiras.

Ambiente seguro

Legenda: Nichos de livros na altura da criança auxiliam no desenvolvimento
Foto: Acervo Pessoal

A independência da criança é o principal pilar do jeito de viver montessoriano. Para desenvolver tantas habilidades e alcançá-la, o ambiente deve estar seguro com tomadas fechadas, livre de quinas ou objetos cortantes e quebráveis.  Atenção ao mobiliário que deve estar fixo para evitar que tombe, além do uso de um tapete emborrachado em todo o ambiente.

Cores e texturas

Legenda: Quarto lúdico para um brincar livre projetado pela arquiteta Diana Coimbra
Foto: Divulgação

É no quarto que a criança passa grande parte do tempo e estimula a imaginação e os sentidos. Escolha uma paleta de cor para coordenar papel de parede, móveis e roupa de cama de modo que fique atrativo, mas sem pesar muito, sabe? Lembre do primeiro tópico sobre focar no essencial. Use tapete felpudo para que a criança conheça novas texturas, além de brinquedos com formatos diferentes.

Vá no seu ritmo

Legenda: Móveis na altura da criança para promover autonomia
Foto: Arquivo pessoal

Não é necessário fazer uma mudança brusca para ir aplicando o método na sua casa. Caso ainda não se sinta confortável em trocar o berço pela cama, experimente instalar as prateleiras para os livros na altura da criança, colocar uma mesinha com cadeira também do seu tamanho para as atividades. A poltrona de amamentação ainda é útil por aí? Não desapegue dela agora e sinta o ritmo da sua rotina e das fases do seu bebê para retirá-la.

Não há uma idade certa para criar um quarto montessoriano, podendo ser desde recém-nascido ou quando você sentir que é a hora. Os benefícios para o desenvolvimento são infinitos. A autoconfiança, por exemplo, começa aqui nesse brincar livre ao explorar as cores, cheiros, formas e alturas em um quartinho que prepara a criança para os desafios da vida. Inspire-se!

 

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora



Assuntos Relacionados