Verde na decoração de casa ajuda a criar ambientes de tranquilidade e equilíbrio

A cor está associada a tudo o que queremos ter em nosso lar

Legenda: Projeto de cozinha com armários aéreos na cor verde do escritório Paiva e Passarini Arquitetura
Foto: Xavier Neto/ Divulgação

Já falamos sobre colorir mais a nossa casa por aqui, mas não sobre uma cor específica. Hoje trouxe mil e um motivos para você apostar nos tons de verde. E eu não estou falando só de parede, viu? A tonalidade vem pincelando marcenaria, mobiliário e adornos decorativos também.

Toda cor transmite uma sensação e o verde está associado a tudo o que queremos ter em casa: saúde, tranquilidade, bem-estar e equilíbrio. É uma cor que também favorece a iluminação, sendo uma excelente escolha como cor principal ou usada em detalhes.

Veja também

Para ambientes como o quarto, por exemplo, é super indicado, pois segundo a cromoterapia, facilita a circulação e ajudar a combater a insônia. Não é necessário pintar uma parede para ter o efeito, mas sim fazer mudanças mais simples como: cabeceira, quadros e até colcha de cama em nuances de verde. Puro charme.

Vivacidade, bom gosto e esperança

Verde é vivacidade e também entra naquele contexto de trazer a natureza para dentro de casa. A verdade é que o tom esbanja bom gosto e esperança, eu particularmente amo. Outra vantagem é que por estar relacionado a natureza, conseguimos combinar facilmente com outros elementos.

O verde com branco não tem erro. Mas para quem deseja uma sensação maior de aconchego, o verde com amadeirado é uma combinação certeira. Isso não significa que não possa contrastar com outras cores. Muito pelo contrário. Vai bem com rosa, alaranjado e até azul para os mais ousados.

Detalhes em verde trazem harmonia para o ambiente
Legenda: Detalhes em verde trazem harmonia para o ambiente
Foto: Xavier Neto/ Divulgação Paiva e Passarini Arquitetura

Toque de criatividade

Um sofá verde ornamentando uma sala, por exemplo, dá um toque de criatividade no ambiente. Na marcenaria, o verde pode contemplar os móveis da cozinha harmonizando com azulejos no mesmo tom. Inspire-se no projeto da Paiva e Passarini Arquitetura e veja como ficou lindo.

A tonalidade traz um frescor único e dá boas vindas a alegria quando aplicada na decoração da nossa casa. Para ser mais assertivo, opte por tons mais suaves como o verde oliva e pistache. Eles são mais amenos que um vibrante verde bandeira, por exemplo.

Na sala, a ousadia do sofá colorido
Legenda: Na sala, a ousadia do sofá colorido
Foto: Xavier Neto/ Divulgação Paiva e Passarini Arquitetura

Verde na cabeceira e nas almofadas para colorir o quarto
Legenda: Verde na cabeceira e nas almofadas para colorir o quarto
Foto: Xavier Neto/ Divulgação Paiva e Passarini Arquitetura

A ideia é ir colorindo a casa aos poucos e sentindo o clima. Primeiro aposte nas almofadas nos tons coordenando com quadros. Depois, quem sabe uma cabeceira estofada no tom? Na sala, opte por pintar apenas uma parede como destaque e por aí vai. O verde chegou para ficar e pode ser o toque de mudança que você procura por aí. Boa reforma!

* Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora