Hoje te convido a voltar o seu olhar para um ambiente pouco explorado nas residências e com grande potencial para decoração: os corredores. Isso mesmo. Muito além de ser passagem e conectar salas e quartos, eles podem receber armários, galerias de arte, fotos e mais.
De acordo com a arquiteta Danyela Corrêa, o ideal é que um corredor tenha, pelo menos, 90cm de passagem. Quando existirem dimensões razoáveis para uma marcenaria planejada, vale apostar para fazer roupeiros, nichos ou prateleiras.
O projeto deste ambiente deve ser milimetricamente calculado. “90cm de circulação é uma referência mínima e ideal para o ir e vir das pessoas, considerando, inclusive, a passagem de um carrinho de bebê ou a acessibilidade de um cadeirante”, orienta a arquiteta.
Dimensões específicas
O corredor é um espaço de passagem e o vai e vem é frenético no dia a dia, por isso prefira portas de correr nos armários ou de fecho toque. Evite puxadores maiores, inclusive, para não ter risco de esbarros constantes.
Em alguns projetos, é interessante até eliminar uma das paredes de alvenaria ou drywall para transformar numa separação feita de marcenaria, o que vai otimizar alguns centímetros. Acontece que a espessura média de uma parede de alvenaria é de 15cm e, com a sua retirada, o ambiente ganha uma medida bem interessante.
É importante ressaltar que a marcenaria nos corredores pede medidas bem enxutas com 35 até 38 cm de profundidade, o que é ótimo para apartamentos que tem a metragem reduzida e um armário a mais é sempre bem-vindo. “Já pode ser bem útil para atuar como rouparia de cama e toalhas, e/ou estante de livros e documentos”, destaca a arquiteta Danyela.
Iluminação como aliada
Lâmpadas ou arandelas em toda a extensão do corredor vão proporcionar uma iluminação segura para o ambiente e também muito charmosa. Pense na funcionalidade dessa iluminação quando você acordar sonolento e precisar ir até a cozinha, é importante que esse ambiente esteja claro.
Além dos armários projetados, você pode lançar mão de pintura diferente na parede, galeria de quadros com fotos da família e até tapetes para deixar o ambiente aconchegante. Aproveite as dicas e use a criatividade para dar uma nova cara a esse ambiente na sua casa.
* Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora