Veja como otimizar os corredores com marcenaria

O espaço de circulação e conexão de ambientes recebe armários projetados dando funcionalidade ao espaço

Legenda: Neste dormitório reformado pela arquiteta Danyela Corrêa, a marcenaria designou o caminho para a entrada do banheiro e se tornou um closet com armários dos dois lados
Foto: Gustavo Awad

Hoje te convido a voltar o seu olhar para um ambiente pouco explorado nas residências e com grande potencial para decoração: os corredores. Isso mesmo. Muito além de ser passagem e conectar salas e quartos, eles podem receber armários, galerias de arte, fotos e mais.

De acordo com a arquiteta Danyela Corrêa, o ideal é que um corredor tenha, pelo menos, 90cm de passagem. Quando existirem dimensões razoáveis para uma marcenaria planejada, vale apostar para fazer roupeiros, nichos ou prateleiras.

O projeto deste ambiente deve ser milimetricamente calculado. “90cm de circulação é uma referência mínima e ideal para o ir e vir das pessoas, considerando, inclusive, a passagem de um carrinho de bebê ou a acessibilidade de um cadeirante”, orienta a arquiteta.

Dimensões específicas

O corredor encaminha ao closet dos moradores. Ela propôs a remoção da parede que separava o espaço com o closet e ocupou o lugar com a marcenaria com armários e nichos
Legenda: O corredor encaminha ao closet dos moradores. Ela propôs a remoção da parede que separava o espaço com o closet e ocupou o lugar com a marcenaria com armários e nichos
Foto: Gustavo Awad

O corredor é um espaço de passagem e o vai e vem é frenético no dia a dia, por isso prefira portas de correr nos armários ou de fecho toque. Evite puxadores maiores, inclusive, para não ter risco de esbarros constantes.

Em alguns projetos, é interessante até eliminar uma das paredes de alvenaria ou drywall para transformar numa separação feita de marcenaria, o que vai otimizar alguns centímetros. Acontece que a espessura média de uma parede de alvenaria é de 15cm e, com a sua retirada, o ambiente ganha uma medida bem interessante.

É importante ressaltar que a marcenaria nos corredores pede medidas bem enxutas com 35 até 38 cm de profundidade, o que é ótimo para apartamentos que tem a metragem reduzida e um armário a mais é sempre bem-vindo.  “Já pode ser bem útil para atuar como rouparia de cama e toalhas, e/ou estante de livros e documentos”, destaca a arquiteta Danyela.

Iluminação como aliada

o corredor recebeu uma estante com itens de memória afetiva dos moradores neste projeto do escritório Danyela Corrêa Arquitetura e Interiores
Legenda: o corredor recebeu uma estante com itens de memória afetiva dos moradores neste projeto do escritório Danyela Corrêa Arquitetura e Interiores
Foto: Gustavo Awad

Lâmpadas ou arandelas em toda a extensão do corredor vão proporcionar uma iluminação segura para o ambiente e também muito charmosa. Pense na funcionalidade dessa iluminação quando você acordar sonolento e precisar ir até a cozinha, é importante que esse ambiente esteja claro.

Além dos armários projetados, você pode lançar mão de pintura diferente na parede, galeria de quadros com fotos da família e até tapetes para deixar o ambiente aconchegante. Aproveite as dicas e use a criatividade para dar uma nova cara a esse ambiente na sua casa.

* Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora