A cantora Maraísa, da dupla com Maiara, surpreendeu seus fãs ao revelar que convive com alopecia, uma doença que causa perda de cabelo. Durante uma sessão de respostas sobre curiosidades no Instagram, a artista goiana revelou que cortou seu cabelo recentemente para poder tratar a doença.
"Estou dando um descanso no aplique. Por que? Porque eu sofro de alopecia androgenética. Sou carequinha aqui em cima, está vendo?", revelou a sertaneja, mostrando a falha em seu couro cabeludo. A doença é a mesma com a qual sofre o ex-BBB 21 Lucas Penteado. Porém, essa é um tipo diferente: a de Lucas é a chamada alopecia areata.
>> Quais os sintomas da alopecia? Tem tratamento? Tire dúvidas sobre a doença
Maraísa aproveitou para alertar as pessoas sobre a importância do tratamento da alopecia. "A gente tem que começar o tratamento o quanto antes. O grande motivo do curtinho é para tratar essa alopecia que eu tenho, que é genética, e cada vez mais intensificar os tratamentos capilares", explicou.
Quais os tipos de alopecia?
A literatura médica aponta pelo menos setes tipos recorrentes de alopecia como areata, traumática, total, entre outras. As duas mais comuns são:
Androgenética é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema, que apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente após algum tempo, por volta dos 40 ou 50 anos. Apesar do termo “andro” se referir ao hormônio masculino, na maioria das vezes os níveis hormonais se mostram normais nos exames de sangue. A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos.
Alopecia areata é conhecida popularmente como “pelada”, é uma condição caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou em outras partes do corpo (cílios, sobrancelhas e barba, por exemplo). Acomete de 1% a 2% da população, afeta ambos os sexos, todas as etnias e pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos.
Veja famosos que também têm alopecia
Lucas Penteado
Quem assistiu à participação de Lucas Penteado no BBB 21 deve ter percebido falhas no cabelo do brother. O ator sofre de alopecia areata. O ex-BBB e fisioterapeuta Lucas Gallina foi às redes sociais para oferecer tratamento gratuito contra a doença em sua clínica.
Viviane Araújo
A atriz e modelo Viviane Araújo revelou em 2018 que sofreu de alopecia de tração, um tipo da doença que ocorre pelo tensionamento de fios durante penteados, aplicação trançar e mega-hair. No caso de Araújo, foi o uso de tranças. O ato de arrancar fios de cabelo devido a problemas emocionais como estresse, depressão e ansiedade também pode causar alopecia por tração.
Naomi Campbell
Em 2010, a modelo Naomi Campbell foi clicada durante férias em uma praia e chamou atenção ao deixar à mostra falhas em couro cabeludo. A britânica constantemente era vista usando perucas para esconder as imperfeições capilares.
Viola Davis
Atriz premiada e reconhecida mundialmente, Viola Davis, da série americana How to Get Away With Murder, sofreu durante muito tempo com perda de cabelo ocasionada pela alopecia. A artista constantemente utilizava perucas, inclusive nas séries e filmes nos quais atuava, mas, atualmente, usa seu cabelo natural após as madeixas crescerem novamente.
Jesy Nelson
A cantora Jesy Nelson, ex-integrante do grupo britânico Little Mix, também já confessou ter sofrido de alopecia por conta de estresse. A doença acompanhou Jesy durante sua adolescência, de acordo com o site de tratamento de perda de cabelo, o The Belgravia Centre.
Tyra Banks
A modelo e apresentadora Tyra Banks, do reality America's Next Top Model, revelou em entrevista ao The Wall Street Journal que sofreu com alopecia devido a casos de estresse.
Jeana Turner
Participante da 24ª temporada de America's Next Top Model, a modelo Jeana Turner viralizou nas redes sociais após um dos episódios mostrar um cabeleireiro dolorosamente removendo a peruca dala. Foi revelado no mesmo episódio que a americana sofria com alopecia. Ela mesma contou que não se sentia segura em não usar perucas por conta da perda de cabelo, mas acabou tendo que ser obrigada a retirar sua peruca e ficar sem ela pelo resto da competição.
Christopher Reeve
O ator que deu vida ao Superman original, Christopher Reeve, teve alopecia areata aos 16 anos. De acordo com o The Belgravia Centre, durante as gravações de Superman em 1978, ele teria tomado diversas injeções de esteroides na tentativa de fazer o cabelo cresce novamente.