Voo com 94 brasileiros deportados chega a Fortaleza nesta sexta-feira (21)
Entre os passageiros, estão nove crianças e dois idosos

O voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou em Fortaleza por volta de 10h54 desta sexta-feira (21), trazendo 94 passageiros, segundo novo número estimado pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). Entre os repatriados, estão nove crianças e dois idosos.
Assim que desembarcarem em solo cearense, os repatriados passaram pelos mesmos protocolos adotados no voo anterior, segundo garantiu a secretária-executiva do MDHC, Janine Mello.
"A gente vai ter atendimento das equipes de saúde, da assistência social, a Polícia Federal ajuda no procedimento de imigração mais simplificado, exatamente para a gente conseguir dar agilidade a esse atendimento e garantir que as pessoas, o quanto antes, consigam voltar aos seus locais de destino", destacou.
Dos 94 brasileiros deportados, 13 ficaram em Fortaleza, e a maioria deve seguir para outros destinos - incluindo Paraíba, Bahia e Pará.
Há pelo menos uma família de cearenses entre os repatriados, segundo informou a Secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França. A família, no entanto, seguirá viagem até Minas, pois irá residir no estado de São Paulo.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi designado para fazer o deslocamento dos deportados de Fortaleza até Belo Horizonte. A previsão é que a aeronave decole de Fortaleza por volta de 12 horas, com estimativa de chegada na capital mineira às 15 horas.
Deportações de brasileiros
O primeiro voo com deportados trouxe 88 brasileiros no dia 25 de janeiro e tinha Belo Horizonte como destino final. Porém, a aeronave pousou em Manaus para passar por manutenção. Nele, os passageiros vieram algemados e relataram agressões físicas e verbais.
O Aeroporto Internacional de Fortaleza foi escolhido como destino a partir do segundo voo porque a Capital devido a questões estratégicas e baseadas no Direito Internacional. Como a capital cearense é a cidade litorânea mais próxima dos Estados Unidos, isso garante que os passageiros fiquem o menor tempo possível com as algemas em território nacional.
A chegada do segundo voo ocorreu em Fortaleza no dia 7 de fevereiro e trouxe 111 brasileiros, incluindo 8 crianças de até 10 anos e mais 11 crianças e jovens até 20 anos. Com exceção das crianças e de seus acompanhantes, os passageiros vieram algemados e, segundo a secretária Socorro França, muitos estavam “machucados emocionalmente”.
As operações de deportação em massa começaram poucos dias após a posse de Donald Trump como presente dos Estados Unidos. Ao longo da campanha presidencial, ele prometeu conter a imigração ilegal nos EUA e logo no primeiro dia de governo assinou ordens para impedir a entrada de imigrantes ilegais.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias