Sobral confirma primeiro caso de contaminação da varíola dos macacos

Paciente está em isolamento; município também investiga outros dois casos suspeitos

Escrito por Beatriz Rabelo , beatriz.rabelo@svm.com.br
Pessoa identificada com a varíola dos macacos
Legenda: O paciente está em isolamento domiciliar em Sobral
Foto: Shutterstock

O primeiro caso da varíola dos macacos em Sobral foi registrado pela Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), conforme comunicado oficial divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (9). O caso teve confirmação na última segunda-feira (8).

O paciente está em isolamento domiciliar, recebendo acompanhamento da equipe da Vigilância Epidemiológica do município. Além dessa ocorrência, Sobral também tem dois casos em investigação e cinco descartados.

Veja também

Após sentir os primeiros sintomas da doença, o paciente buscou uma unidade de saúde da região. No local, exames foram coletados e enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Durante investigação, foi confirmado o diagnóstico positivo para a doença. 

"A Secretaria está capacitando os profissionais e seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A pasta reforça ainda que a população permaneça com os cuidados de higienização e mantenha o distanciamento social".

Cenário no Ceará

Até a última segunda, o Ceará registrava seis casos confirmados da doença, segundo levantamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O órgão contabilizada os ocorrências de infecção registrada até domingo (7). 

Na sexta-feira (5), o Estado concentrava 157 notificações da doença, sendo que 52 já tinham sido descartadas laboratorialmente. Não foi divulgado o número de casos que seguem em investigação. 

Veja também

"Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento. A Sesa tem monitorado o cenário junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a monkeypox", detalhou a autoridade. 

Quais os sintomas da varíola dos macacos?

Os sinais e sintomas da monkeypox duram de 2 a 4 semanas, conforme a OMS, e desaparecem por conta própria, sem tratamento. 

“Recém-nascidos, crianças e pessoas com imunodepressão pré-existente correm o risco de sintomas mais graves e de morte por varíola dos macacos. Profissionais de saúde também estão em maior risco devido à maior exposição ao vírus”, alerta a Opas.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são:

  • Lesões na pele (erupções cutâneas);
  • Febre de início súbito;
  • Inchaço dos gânglios, popularmente chamado de “ínguas”;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares e nas costas;
  • Calafrios;
  • Exaustão;
  • Feridas na região genital, no ânus e na boca.

período de incubação do vírus monkeypox é “tipicamente de 6 a 16 dias”, mas pode chegar a 21 dias, como explica o Ministério da Saúde. Ou seja, esse é o período que o paciente pode manter sem sintomas após ter contraído o vírus.

As lesões na pele, principal característica da doença, tendem a se concentrar no rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Podem também ser encontradas na boca, genitais e olhos, segundo a OMS.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados