Prefeitura anuncia ampliação do programa Consultório na Rua, em Fortaleza

Projeto oferta atendimento médico humanizado e gratuito para pessoas em situação de rua

Escrito por Redação ,
Unidade móvel de atendimento do Programa Consultório na Rua, da Prefeitura de Fortaleza
Legenda: Programa ganhará cinco unidades de atendimento móvel
Foto: Leábem Monteiro/SVM

Expandindo a oferta de serviços de saúde na capital cearense, a Prefeitura de Fortaleza informou, nesta quinta-feira (25), que o programa Consultório na Rua será ampliado, passando a contar com seis equipes. O projeto percorre toda a Cidade concedendo atendimento médico humanizado para pessoas em situação de rua

Veja também

A iniciativa, que anteriormente possuía apenas uma equipe, disponibilizará os serviços de 66 profissionais da saúde, divididos em seis grupos multidisciplinares, com 11 especialistas cada, sendo: 

  • 1 médico
  • 1 enfermeiro
  • 2 técnicos de enfermagem
  • 1 psicólogo
  • 1 assistente social
  • 1 agente social
  • 2 profissionais de apoio
  • 2 motoristas

Para garantir a locomoção dos especialistas, cada equipe terá um veículo para transporte e uma unidade móvel para atendimento. O automóvel de assistência funcionará da manhã à noite e está equipado com medicamentos e materiais para curativos, além de mobiliário próprio para atendimento, como maca multifuncional.

Interior de unidade móvel de atendimento do Programa Consultório na Rua
Legenda: Unidades estarão equipadas para atender casos de emergência
Foto: Liábem Monteiro

De acordo com a Prefeitura, o Consultório na Rua tem capacidade para atender mais de 11 mil pacientes por mês e deve começar a operar com a equipe reforçada imediatamente.

ATENDIMENTO

Oferecendo orientação sobre higiene pessoal e prevenção de doenças, o programa realiza entrega de preservativos, vacinação e testes para detecção de gravidez e doenças como sífilis, HIV, e hepatite B e C. A iniciativa ainda disponibiliza testagem rápida para Covid-19.

Pacientes que busquem atendimentos relacionados à saúde mental poderão contar com o acompanhamento dos psicólogos das unidades, que oferecerão escuta qualificada e estabilização em caso de surtos

Segundo o prefeito José Sarto (PDT), a Secretaria dos Direitos Humanos disponibilizará uma equipe que irá até a população de rua, com o intuito de cadastrar interessados nos serviços oferecidos. 

“As pessoas não são obrigadas a prestar nenhuma informação. Há toda uma equipe de assistência social que vai até o local, que faz o cadastro dessas pessoas, e faz uma abordagem técnico-científica.” explicou, no lançamento da expansão.

CONHEÇA O PROGRAMA

Instituído pela Política Nacional de Atenção Básica do Governo Federal, o programa Consultório na Rua foi criado em 2011 para fornecer atendimento médico e social para pessoas em situação de rua ou em condições precárias. 

No Brasil, a iniciativa possui 158 equipes espalhadas por todo o território, conforme informações federais.

Em Fortaleza, a Prefeitura é responsável por 100% dos investimentos no programa, mas, conforme relatado por Sarto, a expectativa é que o Ministério da Saúde passe a financiar 20% dos recursos após recebimento de dados sobre os resultados do projeto na capital cearense.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados