Inmet cancela aviso de chuvas intensas até sábado para o Ceará; entenda motivo

Segundo o Instituto, instabilidades que causariam as chuvas deslocaram-se para fora do continente. As chuvas ainda vão ocorrer, mas na região do oceano

Escrito por
Gabriela Custódio gabriela.custodio@svm.com.br
Mulher com guarda-chuvas, na rua, próximo a um relógio que marca 08:30
Legenda: O aviso tinha sido emitido na manhã desta sexta-feira (4) e indicava riscos potenciais para 53 cidades do Ceará
Foto: Davi Rocha

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) cancelou o aviso de chuvas intensas com “perigo potencial” para 53 cidades do Ceará. Emitido na manhã desta sexta-feira (4), o aviso teria início às 15h e seria concluído às 10h do sábado (5). Procurado pelo Diário do Nordeste, o Inmet explicou que a mudança foi feita devido ao deslocamento das instabilidades que causariam as chuvas.

“(Elas ainda estão) atuando no litoral do Ceará, mas fora do continente e ficando apenas no oceano, conforme apontado pelo nosso monitoramento”, informa a meteorologista Tatyane Paz Dominguez. Dessa forma, as chuvas ainda vão ocorrer, mas na região do mar, sem atingir as cidades.

montagem com os dois avisos do Inmet sobre as chuvas no CE
Legenda: O cancelamento foi enviado por e-mail por volta das 15h
Foto: Reprodução

“Ao perceber que a região convectiva vinha se desenvolvendo mais afastada da região que os modelos apontavam hoje pela manhã e que as novas condições das variáveis manteriam o sistema afastado do continente, decidimos recuar”, continua.

Veja também

Ela destaca que as “sutilezas” do posicionamento dos sistemas são difíceis de os modelos globais conseguirem indicar com acurácia, o que confere “grande incerteza” às previsões em relação à precisão das áreas e regiões de atuação.

O Inmet reforça que a previsão de tempo é uma indicação de cenários mais prováveis, e não um sinônimo de certeza.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados