Fortaleza teve menos de 1% de todos os raios registrados em 2022 no Ceará; entenda o porquê

Ocorrência de registros em, março, no Estado, é 61% maior ao registrado em março de 2021

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: O número registrado até o início de abril é aproximadamente 16% maior ao total de raios em 2021, quanto foram contabilizadas 97.795 descargas atmosféricas no Ceará
Foto: Arquivo/VcRepórter

A semana começou com chuva em quase 90% do território cearense e trovadas em diversas cidades, como foi o caso de Fortaleza. A capital cearense amanheceu a segunda-feira (18) sob raios e fortes trovões. Nesta terça (19), o cenário se repetiu. Mas, apesar de aparentar ter sido um volume intenso, estes fenômenos não representam grandes riscos à população fortalezense.

Dos pouco mais de 123 mil raios registrados no Ceará até ontem, dia 18 de abril, conforme balanço da Enel, menos de 1% foram contabilizados em Fortaleza - apenas 103 ao total. A Companhia contabiliza, através do Sistema de Monitoramento e Alerta, apenas os raios que "caem no solo". 

Os municípios mais atingidos são Granja (6.052), Santa Quitéria (4.176), Morada Nova (3.872), Crateús (3.146) e Russas (2.142).

O número registrado até esta segunda-feira (18) é aproximadamente 26% maior que o total de raios contabilizados em todo o ano de 2021, quanto foram registrados 97.795 descargas atmosférias no Ceará.

Dentre as macrorregiões mais afetadas no Estado, o Vale do Jaguaribe lidera os registros, com um total de 18.131 raios; seguido pelo Sertão de Crateús (17.108) e pelo Centro-Sul (15.225)

O responsável comercial da Enel, Eduardo Gomes, explica que existem quatro tipos de descargas. Em Fortaleza, a predominância dos raios é do tipo "entre nuvens".

Ou seja, esses raios não descem ao solo e, por isso, não há monitoramento pela Enel - otivo pelo qual a incidência numérica é baixa na Capital cearense. - e também representam pouco risco à população.

Entenda como ocorrem os raios e trovões

Mas, como acontece a formação dos raios e trovões? O meteorologista da Funceme, Frank Baima, explica que a formação de raios está associada inicialmente a pequenas descargas elétricas dentro das nuvens do tipo cumulonimbus, "que são nuvens de tempestades convectivas, com grande desenvolvimento vertical e com fortes correntes de vento internamente".

Esses raios, completa o especialista, são resultantes da diferença de cargas elétricas das partículas dentro das nuvens, entre nuvens e também de nuvens para a superfície.

Legenda: Dentre as macrorregiões mais afetadas no estado, o Vale do Jaguaribe lidera os registros, com um total de 17.351 raios; seguido pelo Sertão de Crateús (15.039) e pelo Centro-Sul (14.684)
Foto: Arquivo/VcRepórter

"A maioria das nuvens de tempestades tem o centro de cargas negativas embaixo e um centro de cargas positivas em sua parte superior, funcionando, por exemplo, como uma pilha. Quando a concentração de cargas neste centro cresce muito, o ar que circunda já não consegue isolá-las eletricamente e, então, acontece as descargas elétricas entre as duas regiões (ou centros)", detalha Baima.

Veja também

Frank acrescenta que esses centros de cargas podem se localizar entre duas nuvens, entre a nuvem e o solo e, também, entre o solo e a nuvem. "Raios entre nuvens são normalmente visíveis apenas com clarão no céu", pontua.

Já o trovão é o barulho resultante dos raios ou relâmpagos - o clarão que observamos. Essa diferença de percepção entre o raio ou relâmpago e o trovão, ocorre devido a velocidade da luz ser mais rápida que a do som. Por isso, sempre observa-se primeiro os clarões, e posteriormente o som do trovão. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados