Em meio ao aumento de casos, Fortaleza e Sobral ficam sem vacina contra Covid-19 neste sábado (14)
Municípios aguardam novas doses do Ministério da Saúde
As vacinas contra a Covid-19 esgotaram-se nos postos de saúde que estão abertos neste sábado (14), em Fortaleza e Sobral. O Ceará registra uma nova onda da doença, com 17,3 mil casos confirmados até a primeira semana de dezembro.
Na Capital, as unidades que ficam localizadas nos bairros São João do Tauape e Edson Queiroz estavam abertas para imunização. No entanto, quem procurou a vacina contra covid não conseguiu completar o esquema vacinal.
Veja também
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Sobral, não existe vacina contra a Covid nos postos de saúde do município, mas já foi feito pedido para envio de imunizantes. A informação é da TV Verdes Mares.
Conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, a reposição dos estoques está condicionada ao recebimento de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
Em entrevista nesta manhã ao programa Conexão Verdinha, da Rádio Verdinha FM 92.5, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, disse que aguarda a chegada de 72 mil doses para crianças ainda neste sábado (14 de dezembro) para fazer a distribuição para os municípios.
Em nota, a A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que está prevista a chegada de novo lote da vacina contra covid-19 neste sábado, 14, e que a distribuição será planejada a partir da estimativa populacional da faixa etária indicada a receber a vacina, que são as crianças de 6 (seis) meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
"As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), que define a população alvo a ser vacinada, a partir de bases técnicas e científicas, tais como: evidência epidemiológica, eficácia/segurança da vacina e garantia da sustentabilidade da estratégia de vacinação como uma medida adicional de enfrentamento à determinadas doenças", completa a nota.
O Ministério da Saúde foi demandado sobre o envio de imunizante contra a Covid-19 para o Ceará. Em nota, a pasta disse que 'não há desabastecimento de vacinas no Brasil. Em dezembro o Ceará recebeu 44 mil doses de vacinas Covid-19, sendo 15 mil apenas nesta semana. Até o momento foram aplicadas 10.808 doses".
O Ministério da Saúde afirmou ainda que "realiza mensalmente o envio de vacinas aos estados, que são responsáveis por abastecer os municípios".
Veja quem precisa se vacinar
As vacinas serão para completar o esquema das crianças de 6 meses a 4 anos de idade e atualizar a proteção para os grupos prioritários. Portanto, devem atualizar a vacina contra a Covid-19:
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias*;
- Gestantes e puérperas;
- Idosos 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades*;
- Pessoas imunocomprometidas*;
- Pessoas que vivem em instituições de longa permanência;
- Pessoas privadas de liberdade;
- Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas.
**Aplicadas dentro do calendário de rotina, independente de estarem ou não dentro do grupo prioritário.
Casos de Covid no Ceará
O Ceará já registra, em 2024, mais de 17,3 mil casos confirmados de Covid. Outros 3,6 mil seguem em investigação pela Sesa. Nos últimos sete dias, a cada dez testes realizados, quase quatro deram positivo (a taxa de positividade é de 39%).
O aumento súbito de casos da doença ocorreu na última semana de novembro: entre os dias 24 e 30 do mês foram confirmadas 3.491 infecções pela doença, quase cinco vezes mais do que na semana anterior.
Já na primeira semana de dezembro, os testes positivos escalaram: entre os dias 1º e 7, já foram 4.452 casos confirmados. Todos os números são atualizados à medida que os resultados dos exames são consolidados.
>> Acesse nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias.