Casos de Covid-19 em Fortaleza apresentam tendência de alta, diz Secretaria da Saúde

Boletim municipal pontua, no entanto, que tendência não refletiu no número de óbitos e de casos graves da doença

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
fachada de UPA em fortaleza
Legenda: Doença segue com circulação limitada na cidade
Foto: Thiago Gadelha

Após meses de queda expressiva de casos, como reflexo da vacinação, a circulação viral de Covid-19 em Fortaleza apresenta uma "tendência de alta". A informação consta no boletim epidemiológico semanal divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta terça-feira (7). 

"Após o fim da terceira onda, estávamos em um período estável de baixíssima transmissão até meados de maio, quando se caracteriza um aumento linear e progressivo dos casos", diz o documento.

A média móvel de casos atual (26,1) aumentou em relação à contabilizada há duas semanas, quando o indicador era de 25 casos. 

Veja também

A SMS ressalta, entretanto, que a circulação da doença ainda é considerada limitada.

Entre 31 de maio e esta segunda (6 de junho), a positividade das amostras RT-PCR de moradores de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 4,8%.

Sem mortes 

Em relação às mortes, os indicadores permanecem em redução significativa.

O boletim pontua que a Capital cearense não registra óbitos por Covid há 28 dias. Portanto, a média móvel está em zero. A partir de março deste ano, a média começou a cair até chegar à marca de menos de uma por dia. 

"Maio de 2022 foi o mês menos letal da pandemia em Fortaleza, com apenas quatro mortes confirmadas, até esta data. Não se observou repercussão na mortalidade do discreto aumento de casos", diz o documento. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados