Açude em Morada Nova é o 1º a sangrar em 2026 no CE

Segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, 41 reservatórios do Estado estão com volume inferior a 30%.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 20:08)
Uma estrutura de concreto com blocos escalonados compõe o vertedouro do Açude Curral Velho, em Morada Nova, sob um céu azul ensolarado com nuvens esparsas. A água calma do reservatório se estende à direita, contrastando com a vegetação típica da caatinga que margeia a barragem ao fundo.
Legenda: Açude Curral Velho, em Morada Nova, em registro da ficha técnica de açudes da Cogerh.
Foto: Cogerh / Divulgação.

Em meio às chuvas que vêm ocorrendo em todo o Ceará neste início de quadra chuvosa — período que engloba de fevereiro a maio —, o açude Curral Velho, em Morada Novaé o primeiro a sangrar em 2026 no Estado.

As informações foram confirmadas no início da noite deste domingo (8) no Portal Hidrológico do Ceará, que reúne dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e mostra o volume armazenado nos reservatórios do Estado.

Ainda segundo os dados da plataforma, são 41 os açudes que estão com volume inferior a 30% atualmente no Ceará, e nenhum dos 144 reservatórios, fora o Curral Velho, tem volume maior que 90% da capacidade .

Previsão do tempo

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 127 dos 184 municípios do Estado registraram chuvas entre o sábado (7) e o domingo (8). 

Já para segunda (9), a previsão é de chuvas de forma mais isolada no Ceará. Conforme a Funceme, haverá perda de força da instabilidade atmosférica.

Veja também

“Com isto, as chuvas devem ocorrer no centro-sul do Estado e na faixa litorânea do Estado, durante a madrugada e a manhã. No período da tarde, as chuvas devem ficar confinadas na porção Noroeste do Estado”, prevê.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados