Festival online celebra dia do bordado com produção coletiva de manto virtual; saiba como participar

Coletivo Avesso realiza a confecção do manto coletivamente desde 2018 em diversos pontos de Fortaleza. Por conta da política de distanciamento social, a tradição acontece de forma online em 2020

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem de um manto bordado
Legenda: Coletivo Avesso realiza chamada aberta para confecção de manto virtual
Foto: Divulgação

O Coletivo Avesso está promovendo uma chamada aberta para celebrar o Dia Internacional do Bordado, comemorado em 30 de julho. A iniciativa é uma ação coletiva online para confeccionar um manto virtual, a partir de trabalhos autorais. Os interessados devem enviar uma fotografia de trabalho, com as especificações 1800 x 1800px, até 25 de julho.

O grupo realiza ações abertas e gratuitas no Dia Internacional do Bordado desde 2018, com um manto bordado coletivamente em diferentes espaços de Fortaleza. Neste ano, por conta da crise provocada pela Covid-19, o coletivo, formado pelas artistas-bordadeiras Laura Moreira e Wilma Farias, decidiu manter a tradição de forma virtual.

 “Como nós não queríamos deixar passar essa data em branco, nós resolvemos fazer um manto virtual. Lançamos uma chamada aberta para todos os interessados e vamos juntar todas essas imagens e realizar um manto de forma online, onde vamos juntar as fotografias e criar nosso próprio manto virtual e divulgar nas nossas redes sociais”, conta Wilma. 

A ação virtual possibilitou ainda a inclusão do trabalho de pessoas oriundas de outros Estados e até de outros países. Bordados de Minas Gerais, São Paulo e até do Canadá já foram enviados ao coletivo para a confecção do manto online. “O que é interessante dessa ação online é que ela abre a possibilidade de mais pessoas participarem, tanto pessoas de Estados, como de outros países. Muitas pessoas tinham interesse em participar das nossas ações físicas, mas elas não podiam porque não estavam aqui na cidade”, explica a artista.

Todos os bordados enviados para o Coletivo Avesso serão incluídos no manto virtual, com exceção daqueles que não apresentarem as especificações determinadas pelas artistas-bordadeiras. O resultado da ação vai ser divulgado nas redes sociais do Coletivo Avesso e do Festival Borda.

O Dia Internacional do Bordado foi criado em 2011 pelo grupo Täcklebo Broderiakademin (Academia de bordado de Täcklebo) em Vismarlöv, na Suécia. A ação visou a união pessoas de diversos países que compartilham a arte de bordar de modo celebrar a técnica como ato de criativo. A Academia de Bordado de Täcklebo reúne artistas, educadores, curiosos e historiadores a fim de promover o bordado como expressão artística e conscientizar sobre a tradição da técnica.

Encontro anual

Desde 2018,  o Coletivo Avesso convida pessoas interessadas na arte de bordar para confeccionar um manto coletivo de cinco metros de comprimento. Em geral, o encontro ocorre no dia 30 de julho, data oficial do Dia do Bordado, em diversos espaços de Fortaleza. Porto Iracema das Artes, na Casa sem Medida e no Poço da Draga já foram alguns dos locais contemplados pelas artistas.

“Nós levamos esse manto de cinco metros e compartilhamos com as pessoas interessadas a participarem. Nós disponibilizamos todos os materiais, o tecido, as agulhas, as linhas. Daí a nossa ideia é que esse manto seja preenchido em algum momento da vida”, detalha Wilma.

Cerca de 30 pessoas, de todos os gêneros e idades, participam dos encontros. Até quem não domina o bordado, mas tem interesse em aprender, pode contribuir na confecção do manto.  “O que é bem interessante dessas ações vai desde adolescentes, de 13 anos, até senhoras de 65 anos. Não só mulheres, apesar deste ainda ser o grande público, mas também há a presença de homens. Gera uma diversidade bem interessante nessas ações”, conta a artista.

Serviço

Manto virtual

Enviar uma foto de um bordado autoral com especificações 1800 x 1800px
Email: festivalborda@gmail.com
Data: Até 25 de julho
Mais informações: @festivalborda e @coletivoavesso

 

Assuntos Relacionados