Exercício físico sem supervisão ocasiona riscos cardiovasculares

Lesões articulares também podem se originar da prática de atividades físicas sem acompanhamento profissional. Confira dicas para começar a se exercitar com segurança

Escrito por Redação ,
Legenda: A falta de acompanhamento também pode gerar lesões articulares
Foto: Foto: Shutterstock

Começar a praticar corrida, caminhada e musculação pode fazer bem para o corpo, mas cuidados são necessários para evitar danos à saúde. Segundo Dr. Fernando Muniz, médico do esporte e especialista na área de fisiologia do exercício físico, atividades físicas sem supervisão adequada ocasionam risco cardiovascular. 

“O risco cardiovascular pode levar a morte súbita causada por infarto ou AVC. Existem ainda vários distúrbios metabólicos que interferem diretamente na saúde”, explica o médico. 

De acordo com Muniz, a falta de acompanhamento também gera lesões articulares. “Muitas pessoas com sobrepeso, por exemplo, começam com exercícios físicos impróprios ao seu estado, que irão sobrecarregar a coluna e outras articulações”. 

Prevenção

Para iniciar ou continuar a prática de exercícios sem preocupação, Dr. Fernando Muniz orienta a busca por profissionais capacitados. 

“A pessoa tem que passar por uma avaliação médica na área esportiva ou por um cardiologista. Já o profissional de educação física é recomendado para direcionar a atividade”. Segundo ele, o acompanhamento nutricional também é importante. 

Confira dicas do médico para iniciar a prática de exercícios: 

1 - Comece devagar: Muitas pessoas querem começar com alta intensidade em busca de um resultado rápido, “tentando recuperar o tempo perdido”. Porém, um dos esportes que mais causam lesões é a corrida de rua devido a má execução. Evite sobrecargas antes do tempo. 

2 - Maior flexibilidade: Quando existe alguma limitação de movimento recomendam-se atividades de baixo impacto que melhoram a flexibilidade, como o pilates e atividades na água (hidroginástica e hidroterapia).  

3 - Exames médicos: Os exames necessários variam de acordo com o sexo e idade do paciente, mas é ideal que seja realizada uma avaliação metabólica, por meio do exame de sangue, e uma avaliação cardiológica.

4 - Faça musculação: Você até pode não gostar de musculação, mas recomenda-se a prática dessa atividade, pelo menos, duas vezes na semana. Ela é importante para o fortalecimento e proteção das articulações.