Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió celebra Dia Mundial da Poesia com seminário virtual

Evento acontece neste domingo (21), por meio do Google Meet; serão dois painéis em homenagem a nomes e fenômenos poéticos, a exemplo do poeta indiano Tagore e a Literatura Marginal Periférica

Escrito por Redação ,
Legenda: O poeta cearense Ítalo Rovere, atualmente residindo na Índia, é um dos convidados do seminário
Foto: Fabiane de Paula

“Poesia: Arte de todos os Povos” é o título do seminário virtual realizado neste domingo (21), das 14h30 às 18h, em celebração ao Dia Mundial da Poesia

Veja também

A iniciativa, capitaneada pela Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária, contará com dois painéis em que convidadas e convidados explorarão as diversas arquiteturas de vida e poesia de nomes de todo o mundo. 

Além disso, um diálogo sobre dúvidas e comentários do público será otimizado na ação, que culminará com um sarau temático, organizado pela Livro Livre por meio do Grupo de Estudos e Leituras de Poesia.

Ao público interessado, é necessário realizar inscrição por meio deste formulário. Gratuito, o evento concede certificado a quem colabora financeiramente com a biblioteca. Não-colaboradores podem solicitar o documento por meio de uma taxa de R$15. O valor será revertido para a manutenção do espaço e das atividades da casa.

Alcance de produções

Esta é a primeira edição da iniciativa, que abraçará, sobretudo, nomes e fenômenos poéticos, como o do poeta indiano Rabindranath Tagore (1861-1941) e o movimento da Literatura Marginal Periférica

Legenda: O poeta, romancista, músico e dramaturgo indiano Tagore (1861-1941), cuja produção será debatida no seminário
Foto: Divulgação

Para falar sobre as temáticas, participam dos painéis o doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Tarso de Melo; o poeta cearense andarilho, Ítalo Rovere, que atualmente reside na Índia; o professor do Departamento de Letras Clássicas da Universidade Federal do Ceará, Robert de Brose; a professora de Literatura, Tuyra Andrade; o grupo de extensão da UFC, Paideia; e os(as) participantes do Grupo de Estudos e Leitura de Poesia da Livro Livre Curió.

Um dos idealizadores da biblioteca, o poeta, escritor, editor e produtor cultural Talles Azigon explica que a iniciativa surgiu como um desdobramento de uma prática realizada pelo Coletivo Poetas do Templo da Poesia, que atua com formações em literatura, poesia, performances poéticas, recitais e saraus.

“Nós sempre comemorávamos o Dia Nacional e o Dia Mundial da Poesia, era de praxe. Então, resolvi trazer isso para a biblioteca”, diz. A ação igualmente surgiu para manter as atividades da casa ativas, ainda que diante do cenário pandêmico, contando com o Grupo de Estudos e Leituras de Poesia para estar à frente do projeto.

Talles também sublinha que os organizadores do evento querem experimentar a primeira edição para, então, planejar outras. “A ideia é que o seminário aconteça todos os anos”, adianta.

Confira, abaixo, a programação completa:

Programação

Painel 1

14h30 – Fala de boas-vindas e abertura do Seminário;
14h40 – Apresentação artística: Dalgo;
14h45 – Origens da poesia grega, com o Grupo Paideia (UFC);
15h05 – Ítalo Rovere: Um poeta pelo mundo, com Ítalo Rovere;
15h35 – Literatura Marginal Periférica, com Tuyra Andrade;
15h55 – Debate e espaço para perguntas;
15h25 – Intervalo de 10 minutos.

Painel 2

15h35 – Abertura do Painel com Apresentação Artística: Débora;
15h40 – Tagore, poeta da Índia, com Robert De Brose;
16h – Matsuo Bashô, poeta do Japão, com Tarso de Melo;
16h20 – Debate e Espaço para perguntas;
17h – Sara, Poeta del mundo, com Grupo de Estudos e Leitura de Poesia;
17h50 – Encerramento e Agradecimentos


Serviço
Seminário “Poesia: Arte de todos os Povos”
Neste domingo (21), das 14h30 às 18h, por meio de sala do Google Meet da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária. Inscrições neste link. Contatos: (85) 981543909 ou livrolivrecurio@gmail.com. Redes sociais da biblioteca: Facebook e Instagram

Assuntos Relacionados