'Ainda Estou Aqui', com Fernanda Montenegro, é indicado aos Prêmios Goya, maior premiação do cinema espanhol

Esta é a primeira vez que um filme brasileiro é indicado na categoria

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Fernanda Montenegro em Ainda Estou Aqui
Legenda: Longa brasileiro conta a história real de Eunice Paiva
Foto: Divulgação

O aclamado filme “Ainda Estou Aqui”, com Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, conquistou mais um marco histórico para o cinema nacional. O longa foi indicado, nesta quarta-feira (18), pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha aos Prêmios Goya, a maior premiação do cinema espanhol. A trama, dirigida por Walter Salles, entra para a disputa como Melhor Filme Ibero-Americano. É a primeira vez que um filme brasileiro é indicado na categoria.  

Além disso, o filme teve destaque com indicação ao Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, que estreia com as categorias de cinema - até o ano passado, a associação tinha indicações apenas para teatro e TV.

Veja também

Com a temporada de indicações a premiações de cinema, "Ainda Estou Aqui" é considerado favorito para entrar na competição pelo Oscar de Melhor Filme Internacional. Neste ano, a obra já venceu o prêmio de "Melhor Roteiro" no Festival de Cinema de Veneza.

Baseado no livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, o longa brasileiro conta a história real de Eunice Paiva, que vira ativista dos direitos humanos após o marido, o então deputado federal Rubens Paiva, desaparecer durante o período da ditadura militar no Brasil. 

A 39ª edição dos Prémios Goya acontece no dia 8 de fevereiro, em Granada, na Espanha. Já a cerimônia de premiação do APCA será no dia 13 de janeiro, em São Paulo.

Assuntos Relacionados
Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026